Pacote anticrime é aprovado no Senado. Veja o que muda

O Senado aprovou hoje (11) o Projeto de Lei 6.341/2019, conhecido como pacote anticrime. O pacote reúne parte da proposta apresentada no início deste ano pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e trechos do texto elaborado pela comissão de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Agora, o texto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

A matéria traz mudanças na legislação penal, como aumento de penas e novas regras para progressão de regime pelos condenados. O texto foi aprovado na Câmara na semana passada, sem pontos considerados mais polêmicos.

Dentre esses pontos, estão temas como prisão após condenação em segunda instância, que está em discussão por instrumentos diferentes na Câmara e no Senado; e o plea bargain, dispositivo que prevê a redução de penas de acusados que confessarem ter cometido um determinado crime.

Outro ponto considerado polêmico que também ficou de fora do texto aprovado foi o excludente de ilicitude. Esse dispositivo protegeria de punição agentes de segurança que, por “violenta emoção, escusável medo ou surpresa”, cometessem excessos no exercício da função.

Após a aprovação do texto na Câmara, Moro chegou a dizer que “o Congresso poderia ter ido além”, lamentando a retirada desses pontos. “Em relação ao que não foi aprovado [na Câmara], vamos trabalhar para reestabelecer no Senado, ou, eventualmente, por projeto à parte. Isso faz parte do jogo democrático”, disse o ministro no dia seguinte à aprovação do projeto pelos deputados. O texto aprovado no Senado não sofreu alterações em relação ao que saiu da Câmara.

Durante a discussão do projeto, o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou a importância da retirada dos pontos polêmicos. E apesar de criticar a ausência de um processo de combate ao maior encarceramento em massa, indicou seu voto favorável.

“Certamente é bem melhor que a proposta inicial que foi mandada a esta Casa. Votaremos favoravelmente a esse projeto, sabendo das suas imperfeições. Mas se não aprovarmos agora, com as condições que ele tem, estaremos sujeitos a retrocessos ainda maiores”.

O relator da matéria no senado foi Marcos do Val (Podemos-ES). Ele negou que a proposta tenha perdido musculatura durante sua tramitação no Congresso.

“Esse pacote anticrime é um desejo de toda a sociedade. A pauta de segurança pública era principal. Chegaram a falar que virou um ‘pacotinho’. Isso não é verdade. Mais ou menos 80% da proposta do ministro Moro permaneceu, conseguimos avançar bastante”.

Principais itens do projeto encaminhado ao Senado
Penas maiores: Aumentam as penas para diversos crimes, como homicídio com armas de fogo de uso restrito ou proibido, injúria em redes sociais, comércio ilegal de armas e tráfico internacional de armas. O tempo máximo de prisão no Brasil também passa de 30 para 40 anos.

Prisão após condenação do Tribunal do Júri: Atualmente, um réu pode recorrer em liberdade mesmo depois de condenado pelo Tribunal do Júri. O pacote prevê que o condenadoseja preso logo após a condenação nos casos em que a pena estipulada seja de pelo menos 15 anos. A proposta inicial de Moro não previa esse tempo mínimo.

Condicional: Tornam-se mais rígidas as condições para que um preso condenado seja posto em liberdade condicional. Somente os que tiverem comportamento considerado bom, e não satisfatório, como era antes, e sem falta grave nos 12 meses anteriores poderão obter o benefício.

Preso x advogado: Cai a necessidade da autorização do juiz para a gravação da conversa entre o advogado e seu cliente dentro de presídios de segurança máxima.

Progressão de pena: Hoje é necessário cumprimento de, no mínimo, um sexto da pena em regime fechado para requerer progressão para os regimes de prisão domiciliar ou semiaberta.

A permanência mínima exigida passa a ser entre 16% e 70%, a depender da gravidade do crime e dos antecedentes do preso. É preciso cumprir no mínimo de 40% da pena, se réu primário, e de 60%, se reincidente. Condenados de organizações criminosas ou milícias deixam de ter direito à progressão de regime e à liberdade condicional, desde que o vínculo seja comprovado.

Crimes hediondos: Os detentos condenados por crimes hediondos – quando há violência e grande potencial ofensivo – terão regras mais rigorosas para o cumprimento da pena, como restrição a saídas temporárias e à progressão de regime. O projeto também aumenta o número de crimes considerados hediondos, como roubo que resulta em lesão grave, furto com explosivo, homicídio cometido com arma de fogo de uso restrito.

Infiltrados: O texto apresenta as situações em que provas podem ser obtidas por policiais disfarçados e a validação de flagrantes em operações especiais com agentes infiltrados. Poderão ser condenados, por exemplo, aqueles que venderem arma ou munição a um agente policial disfarçado, desde que haja indicativos de conduta criminal preexistente.

Presídios federais: O tempo máximo de permanência de líderes de facções criminosas em presídios federais passa de 360 dias para três anos, com possibilidade de renovação.

Assistência ao policial: Policiais investigados por matar alguém sem confronto ou legítima defesa no exercício de suas funções que não indicarem um advogado pessoal, e se não houver defensor público responsável, terão direito a um advogado pago pela corporação. A regra também vale para militares em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

 

Reencontrar amigos e conterrâneos de Jatobá significa localizar a nós mesmos

Reencontrar amigos significa localizar a nós mesmos, é estar alinhado com uma porção de nós que existiu e se diluiu, mas necessita ser ativada de tempos em tempos. É reencontrar nosso referencial, o pedaço de nossa história a partir do qual tudo o mais virou mera comparação e entender que, se algum dia fomos tocados, essa relíquia permanece conosco. Requer coragem, pois implica deixar o instinto de autopreservação em casa e se arriscar.

A gente se reabastece. A sensação é mais ou menos como voltar à terra natal, rever a casa que morou na infância, esbarrar numa grande amizade ou provar uma receita de família.(Bar e Restaurante Mãe Tica).

Existe poesia no reencontro… Um encantamento sentido por aqueles que se deixaram cativar. Como um amigo(a) querido que viajou mais de 500 km só para passar algumas horas conosco. Acredito que apesar do cansaço, voltou leve e certamente pôde agregar partes de si mesmo, sob o olhar generoso e cúmplice de cada um dos presentes.

Irei citar algumas frases ditas por muitos dos presentes ao Encontro de Conterrâneos de São José de Piranhas. Na certeza, que tudo foi mais que as palavras e sim o prazer de estarmos juntos novamente.

Um dia escrito assim em nossas vidas, um grande momento para se guardar dentro do peito e infinitamente em nossas memórias...!

Um encontro que vai ficar pra sempre na memória e no coração da gente!

Recordar os amigos do colégio, foi como voltar o tempo, e reviver os bons momentos... as brincadeiras, as músicas, as comidas, as lembranças...  tudo volta como se o tempo tivesse parado. 

A amizade verdadeira não é inseparável. É estar separado, e não mudar, em tão pouco tempo, muitos sentimentos misturados, gratidão, amor, saudade, amizade, embalados entre abraços, choro, risos, gritos e muita emoção. Bom saber que o tempo não apagou e nem a distância separou. Gratidão por tudo!

A amizade desenvolve a felicidade e reduz a saudade duplicando a alegria. Foi muito bom rever a todos novamente!

Este dia foi mais do que um reencontro entre amigos, foi um encontro de almas!

Foi uma alegria poder estar com vocês e saber que todos estão bem e que posamos repetir mais vezes esses momentos!

Roberto Notícia

 

Jornalista

PARABÉNS KAMMYLLA ROBERTA, ORGULHO DO SEU PAI E RAZÃO DO MEU VIVER

Me falta palavras para definir a sua importância em meu viver. Hoje, completando 14 anos de idade, data mais do que especial em sua vida, de momentos maravilhosos que irei levar para eternidade como aprendizado de vida. Lembre-se sempre que você é o orgulho do seu pai e razão do meu viver.

Filhos são dádivas de DEUS. Os dedos das mãos não são iguais, mas é possível saber que nas diferenças encontramos os que se destacam. Hoje, Minha filha caçula, faz mais um aniversário. Está ficando mais velha e sábia como sempre foi, uma criança, hoje é uma moça que me enche de orgulho, por sua disciplina, respeito e coragem de enfrentar as dificuldades, que a vida nos encarrega.

Não sou estudioso, sobre DNA, mas sei que me orgulha em saber que traz um pouco do seu pai, sem vaidade, mas pela sua afirmação como ser humana e competência em tudo que faz, Sempre se destacando com a sua inteligência, que lhe é peculiar.

São muitas virtudes, que não tenho palavras para expressar, além de saber, quando erra, e tem interesse e sabedoria em procurar aprender e humildade em reconhecer, o que não é habitual nos dias de hoje.

Kammylla Roberta, Minha filha, você e uma pessoa importante na minha vida. E você é a melhor filha que eu poderia ter, é um presente que Deus colocou em minhas mãos para eu cuidar, educar e fazer feliz.

Quando Deus te colocou no mundo, pensou muito em mim, pois você é uma pessoa que me faz cada dia mais feliz. Que entende meus motivos de querer te proteger e cuidar de você.

Você é uma filha sábia, que compreende, que me aconselha, que me ajuda o máximo que pode, que faz de tudo para me agradar, enfim, obrigada por tudo minha filha querida. Eu te amo muito e, sou muito feliz por ter você como filha.

Espero que você nunca esqueça que é a pessoa mais importante para mim. Você é insubstituível! "Filha, você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se você não fizer nada, não existirão resultados."

O mais importante da vida não é a situação em que estamos, e sim a direção para a qual nos movemos. Você é a página mais linda que o destino escreveu na minha vida.

Obrigada por todos os carinhos, por todas as compreensões e por todo o seu amor por mim.

Filha Kammylla, te amo de todas as formas.

Te amo agora
Te amo depois
Te amo quando ficar
Te amo quando for
Te amo quando chover
Te amo quando fizer sol
Te amo aqui
Te amo lá
Te amo em todo lugar
Te amo quando você estiver ao meu lado
Te amo quando você disser adeus
Te amo o dia todo
Te amo todos os dias
Te amo nos meus sonhos
Te amo nos momentos mais felizes
Te amo nos momentos mais triste
Te amo nos momentos mais difíceis
Te amo ao sorrir
Te amo ao chorar
Te amo de segunda a segunda
Te amo INTENSAMENTE
Te amo de um jeito simples
Te amo de um jeito complicado
Te amo de um jeito diferente
Te amo nas melhores e piores fases
Te amo quando estou com você
Te amo quando não estou com você
Te amo ao ouvir aquela música
Te amo ao ouvir todas as outras
Te amo no verão
Te amo no inverno
Te amo quando tudo mudar
Te amo quando você errar
Te amo quando você chorar
Te amo quando você sorrir
Te amo com toda força.

Te desejo que cresce e alcance todos os seus sonhos e nunca perca a humildade e fé em DEUS.

“Na escola você recebe a lição e depois faz a prova. Na vida você faz a prova e depois recebe a lição”.

Parabéns!!!! Sucesso e Saúde Sempre...

Roberto Notícia.

RÁDIO OFICIAL - Mangabeira FM - 104,9 faz cobertura da 256ª Romaria da Penha neste sábado

 A rádio Mangabeira FM - 104,9 e com retransmissão da web rádio 1001 Notícias FM vão trazer todos os detalhes dos momentos de fé e devoção da Romaria da Penha, o segundo maior evento religioso do país.

A caminhada acontece neste sábado (23) os ouvinte vão poder acompanhar tudo a partir das 17 horas até as 5:00 horas em flashes ao vivo por todo o percurso da procissão.

Esta é a 256ª edição da Romaria da Penha que é Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba.

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 

http://www.tv1001noticias.com.br/  no 

Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

 

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.                         

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Da Redação com Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88

QUALIVIDA – SERVIÇOS DE SAÚDE: Policlínica é Inaugurada com sucesso em Bananeiras

 Foi inaugurada na última segunda-feira, dia 18 de novembro na cidade de Bananeiras no Brejo Paraibano a Policlínica QualiVida. O mais completo em qualidade de serviços médicos e odontológico, que vem suprir uma necessidade na região. Com o que existe de melhor em profissionais na área médica, a Policlínica QualiVida de propriedade de Dr. Thiericlison Francisco da Silva e Joilson Oliveira chega para atender toda a população do município de Bananeiras e cidades do Brejo.

Além de possuir o melhor no quadro clínico, detém a melhor qualidade em tecnologia para servir a população na prestação de serviços de qualidade. A Policlínica QualiVida dispõe hoje dos serviços médicos nas especialidades de: Clínico Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Cardiologia, Nutricionista, Psicologia, Odontologia, Ultrassonografias, Citológico e Exames Laboratoriais.
Segundo o Dr. Thiericlison Francisco da Silva a missão da Policlínica QualiVida é oferecer serviços de saúde prezando pela máxima eficiência e qualidade, através de profissionais altamente capacitados, recursos tecnológicos avançados com preços acessivéis, promovendo e valorizando a qualidade de vida da população.
Na visão do empresário Joilson Oliveira, da Policlínica QualiVida é necessário tornarmos a maior prestadora de saúde, privada da região, oferecendo qualidade e segurança aos nossos clientes. Sem esquecer o comprometimento, respeito, Ética e Humanização.
A inauguração da Policlínica na segunda-feira, foi um evento que reuniu toda sociedade de Bananeiras e região. Tudo muito organizado, com a presença de pessoas ilustres. Compareceram o prefeito de Bananeiras Douglas Lucena e sua esposa Maryjane Lucena, Secretária de Saúde do Município, Presidente da Câmara Municipal de Bananeiras, vereador Kilson Dantas. Pastor José Luiz que fez a benção do ambiente, Dr. Gustavo Lopes, que representou o setor médico da Policlínica Qualivida.
Foi uma manhã bastante agradável, que contou também com a presença dos pais do anfitrião o Dr. Thiericlison Francisco conhecido por “Barrinha” o Sr. Genildo e Glória, familiares, amigos, funcionários e a população em geral.
Transcorreu tudo muito perfeito, com sonorização de VS – Valdecir Santos, decoração e buffer de Anaceli Almeida, Cerimonial Roberto Notícia e Jacyara Cristina, além do requinte mais que especial de Cláudia Batista, esposa de “Barrinha”.
Foi um dia que ficou marcado para história de Bananeiras, pela grandeza do evento e satisfação dos presentes, que elogiaram e mostravam sua satisfação no que estavam presenciando.
Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br
http://www.1001noticiasfm.com/
http://www.1001noticias.com.br/blog/
 
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticia
Roberto Noticia - Jornalista - DRT 4511/88

A tecnologia pode até unir quem está longe, mas separa quem está perto

 É comum nos dias de hoje vermos casais saindo para jantar juntos, porém ambos ficam vidrados nos próprios telefones, a ponto de nem se olharem. É comum vermos reuniões de família onde não há conversa e quando você vai ver o motivo, é porque estão todos “conectados”. Infelizmente, estas situações vêm sendo cada vez mais frequentes e se tornando normais para muitos e isso é triste.

 

Ao mesmo tempo em que a tecnologia proporciona a você conseguir matar a saudade daquela pessoa que você adora e que está no outro lado do mundo, ela também te distância de quem está do seu lado. Pais e filhos estão mergulhados nas tecnologias que só distanciam. Namorados estão colocando fotos juntos, nas redes sociais, sem se quer trocarem olhares quando podem fazer isso. O fato é que estar próximo fisicamente já não é o suficiente.

Uma certa vez eu e meu marido saímos para jantar e vimos um casal muito elegante chegando no mesmo restaurante. Sentaram em uma mesa próxima a nossa. Enquanto conversávamos, reparamos que eles não falavam. Quando olhamos para a mesa do casal, o que vimos eram robôs, entregues aos seus smartphones. Então sentimos a necessidade de prometer um ao outro que jamais permitiríamos que o mesmo acontecesse na nossa união, afinal, um sempre será mais interessante ao outro do que qualquer coisa na internet. 

Aqui em casa mal tocamos nos nossos celulares. Eles ficam de lado, porque somos humanos e precisamos conversar com quem amamos. Depois de um dia de trabalho é saudável contar sobre o seu dia a quem você ama e falar de qualquer coisa, inclusive do tempo.

Acho que realmente é uma questão de saúde você saber dosar o quanto utiliza do seu celular, das redes sociais. É uma questão de saúde você perguntar ao seu filho como foi à escola e ler a ele um bom livro. É uma questão de saúde colocar o papo em dia com os amigos e familiares sem precisar usar o whatsapp. É uma questão de saúde nutrir as relações com trocas de olhares e de abraços.

É bom lembrarmos que nada é para sempre, que quando menos esperamos as pessoas se vão e, o tempo não perdoa os momentos de desinteresse, que permitimos na ignorância. Portanto, quando puder abraçar abrace, quando puder beijar beije, quando puder olhe nos olhos daqueles que importam para você e faça com que se recordem da sua voz e dos seus lábios dizendo “eu te amo”.

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

 

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

                           

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Da Redação com Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88 e

 

Suzana Villanueva - Bacharela em Administração de Empresas, cristã, apaixonada pela família, por viajar e conhecer o novo

‘É UM EXÉRCITO DE CHUPA CHARQUE E DE GENTE VAGABUNDA’: Sikêra Júnior responde as falas dos deputados que votaram contra o seu título de cidadão paraibano – VEJA VÍDEO

 O Apresentador Sikêra Junior respondeu neste Sábado as falas dos deputados que votaram contra o seu título de cidadão paraibano; o comunicador diz no vídeo ter recebido uma matéria com a seguinte manchete: “ALPB rejeita título de cidadão a Sikêra Jr: “Seria uma vergonha”, diz Estela” ; a partir daí, o Sikêra distribuiu inúmeros insultos.

Após ler a fala da Deputada estadual Estela Bezerra (PSB),  dizendo que passagem do apresentador além de ter sido rápida, foi também turbulenta, o mesmo solta: “Não pedi nada a vocês, nunca dependi de vocês e nem quero” , O apresentador ainda afirma que são 27 mil CPF’s recebendo dinheiro do governo de Ricardo Coutinho “É um exército de chupa charque e de gente vagabunda.” completa.

No seu programa Ao vivo, o apresentador chegou a comentar do desentendimento que teve na Paraíba com a jornalista Kalyne Lima, após ter sido acusado pela deputada Estela Bezerra de ‘Desrespeitar as mulheres paraibanas.”

“Ela diz que eu faltei com respeito as mulheres quando eu falei das unhas da moça, e, a moça que eu falei tudo isso é uma rapper grafiteira, eu botei ela na justiça e ela foi obrigada a me pedir desculpas.” O apresentador ainda pediu para soltar o vídeo de Kalyne com o seu pedidos de desculpas.

Anteriormente, em sua conta do Intagram, Sikêira havia acusado a rapper e jornalista Kalyne Lima, que não tem mandato no legislativo, de ter impedido a entrega no título: “Uma rapper grafiteira, profissão de honra diga-se de passagem, me difamando nas ruas da cidade”.

O mesmo ainda chegou a afirmar que na época do seu desentedimento com Kalyne, teve que comprar carros blindados para todoa a família. “Fui ameaçado, tive que levar minha família às pressas para São Paulo, tudo por culpa dessas Desgraças, comunistas, maconheiros.” disse ele.

Não parando por ai, Sikêira ainda se dirigiu a Deputada estadual Cida Ramos (PSB), como “Deputada aleijada” e, citou o caso da mesma ser acusada de Superfaturamento, por ter comprado mais de 5 milhões em filtros de barro.

Já da vereadora  vereadora Sandra Marrocos (PSB), o apresentador disse que a mesma quer tirar a ciclovia “para as raparigas ganhar dinheiro” “Essa é a defesa da mulher paraibana, vereadora Sandra marrocos.” Afirmou.

Para conlcuir, o comunicador voltou a falar da Deputada Estela Bezerra (PSB), colocando que o seu patrimônio cresceu em 170% em seis meses, “Vergonha é você para a Paraíba, Lave sua boca para falar o meu nome, você está envolvida até o talo na operação calvário e vai parar na cadeia a qualquer momento.” concluiu, Sikêira.

 

Veja na íntegra o vídeo

 

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

 

 

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

                           

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Da Redação com Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88

Deputado Cabo Gilberto diz que é ‘por amor’ que está firme com Aliança pelo Brasil

 O deputado Cabo Gilberto disse que “é por amor” (expressão usada pelo presidente Bolsonaro) que os parlamentares estaduais do Nordeste deram o pontapé inicial de criação do Aliança pelo Brasil, novo partido do presidente Jair Bolsonaro após a saída do PSL.

Aconteceu durante encontro realizado ontem, em Salvador. Os deputados do Nordeste assinaram uma carta-apoio ao presidente Bolsonaro, cujo teor sinaliza com o referendo de oito de um total de nove deputados estaduais eleitos pelo PSL do NE.

A Paraíba teve duas representações. Além de Cabo Gilberto, o deputado Moacir Rodrigues e a lista segue com assinaturas dos deputados Delegado Cavalcante e André Fernandes, do Ceará; Capitão Alden, Pastor Tom e Talita Oliveira, da Bahia e Cabo Bebeto, de Alagoas.

“É um reconhecimento por tudo que o presidente tem feito pelo Nordeste”, atesta o deputado Gilberto.

Confira à carta-apoio ao presidente Jair Bolsonaro:

Esta carta expressa todo reconhecimento pelo esforço, atenção e investimentos realizados por Vossa Excelência em prol do Nordeste brasileiro que, mesmo sem ter ofertado grande quantidade de votos, têm sido diretamente beneficiado com os inúmeros investimentos realizados por intermédio do Governo Federal.

Nós, deputados estaduais do PSL no Nordeste agradecemos todo empenho, preocupação e respeito ao povo nordestino. Muitas coisas foram feitas e outras tantas serão, para o bem de toda gente e de nosso Brasil. Por isso, não somente em período eleitoral, mas principalmente agora dizemos sim, somos soldados leais de Vossa Excelência e servos do nosso povo, para o bem da região Nordeste, dos nossos Estados, enfim do nosso Brasil.

Por fim, declaramos nosso total apoio e agradecimento a Vossa Excelência, nos colocando à inteira disposição pela luta incondicional em prol do Brasil, fortalecendo cada vez mais nossa aliança. Brasil acima de tudo e Deus acima de Todos!”

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

 

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

                           

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88

 

Lula se fez mito e converteu-se na esperança maior de poder dos petistas

 Abstraindo a discussão maniqueísta sobre se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é culpado ou inocente das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, até porque esse enredo ficou para trás com a guinada do Supremo Tribunal Federal pela soltura de réus condenados em segunda instância (caso dele), convém levar em conta que Da Silva sobrevive incólume nas hostes do PT e em frações da esquerda graças ao sortilégio de que ele lançou mão, ocupando todos os espaços de modo a que ninguém lhe fizesse sombra. Como parte do maquiavelismo de algibeira que se pôs a executar, o líder petista jamais permitiu que sua autoridade fosse questionada ao longo da trajetória. 

Uma reportagem da revista “Veja”, datada de abril de 2018, afiançava que o principal responsável pela ausência de lideranças à altura de Lula é ele próprio. Espanou antigos companheiros e afundou seus projetos políticos, como se deu com Eduardo Suplicy, Cristovam Buarque e Tarso Genro, teoricamente os que mais sofreram. Também “penou” nas mãos de Lula o ex-ministro eex-condestável petista José Dirceu, que tinha quase certeza de vir a suceder a Lula como candidato a presidente da República e ficou de queixo caído ao constatar que o nome “in pectoris” já estava ungido há algum tempo: o de Dilma Rousseff, que, além de ser mulher, seria facilmente manipulável pelo pajé petista. Dirceu engoliu em seco porque deseja manter a fleugma mesmo em momentos difíceis. E foi de olho nessa tática que ele não fez acordos de colaboração ou delação para conseguir abrandamento da pena. Ou seja, não carrega a pecha de “traidor” ou de “quinta-coluna”, como são chamados ex-czares do petismo como Antônio Palocci, “O Italianinho”. Esse, o PT não perdoa.

 

Quando foi confinado a uma sala da superintendência da Polícia Federal, Lula passou a despachar com uma flexibilidade impressionante com próceres de confiança do PT, tornando-os pombos-correios de recados à militância ou de advertências a “companheiros” que poderiam não segurar o “tranco” e acabar dando com a língua nos dentes. A caminho da, digamos, prisão, o ex-dirigente cuidou de avisar ao seu séquito que na PF de Curitiba iria se dedicar ao que sabe fazer: articular e inflar as massas. Sabe-se de uma outra condição imposta por Lula e repassada à “companheirada”: uma vez preso, esperaria receber lideranças internacionais. Ah, sim, e não queria nem ouvir falar em regime semiaberto, uma espécie de sacrilégio para ele. Evidente que, como nem tudo foi combinado com os “russos” (como dizia Mané Garrincha), Lula teve que providenciar à undécima hora, em 2018, uma alternativa de emergência para dar combate a Jair Bolsonaro, que já posava de outsider político. Foi quando o “estalo de Vieira” soprou-lhe o nome de Fernando Haddad, que se empenhou o quanto pôde em posar de “bom moço” na campanha, sonegando ao distinto público a informação de que fora indiciado pela PF sob suspeita de ter recebido 2,6 milhões de reais em caixa dois da empreiteira UTC nas eleições de 2012.

Lula, que gosta de se referir a si próprio com um viés personalista, só admitiria ver o PT engrossando o palanque de outro candidato de esquerda se tivesse desabado sobre a desbotada estrela vermelha o “Armagedon”. Não foi propriamente isso que aconteceu, o que contribuiu para que, de forma tranquila, Da Silva empurrasse goela abaixo da militância petista a candidatura de Haddad. Diga-se de passagem que Haddad, anabolizado pelo pajé de dentro da sala da PF em Curitiba, logrou alcançar performance invejável para os recalcitrantes que duvidavam do seu poder de fogo e densidade eleitoral. Saiu do pleito com 45 milhões de votos no bestunto, uma consagração para o desconhecido Haddad, que em áreas do Nordeste era conhecido por eleitores como “Andrade”. Não levou a taça para casa, mas fez um forte estrago no arraial bolsonarista, que agitou a bandeira ideológica e contra a corrupção.

 

Labora contra o bom senso qualquer tentativa de negar a Luiz Inácio Lula da Silva a habilidade de ser um líder pragmático – e revezes eventualmente enfrentados sob sua direção prosperaram devido às conjunturas madrastas vivenciadas pelo próprio PT no bojo da correlação de forças políticas tradicionais do país. Mas ele é um animal político, sempre pareceu talhado para tanto e montou um partido à sua imagem e semelhança, nos moldes dos regimes administrados por caudilhos, fossem de esquerda ou de direita. Ninguém ignora que mesmo com Lula solto, não será fácil para o PT ressurgir das cinzas como a Fênix. O partido vai ter que cortar um dobrado para voltar a ocupar a cadeira do Palácio do Planalto. No frigir dos ovos, Lula criou uma encruzilhada para ele próprio. É o que veremos, na sequência dos rituais que são produzidos em Brasília a poder de muita pajelança.

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

 

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

                           

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Da Redação com Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88 e Nonato Guedes

 

 

JOÃO REVIDA RICARDO COUTINHO (áudio) - “Será que as obras não eram pra ser concluídas, não?”

 “Será que as obras não eram pra ser concluídas, não?” Com essa indagação, com evidente ironia, o João Azevedo voltou a revidar postagens do ex Ricardo Coutinho em rede sociais, insinuando que o governador só está inaugurando obras dele (Ricardo): “E eu disse, durante a campanha, que todas as obras que foram iniciadas serão concluídas.”

Revelou também que seu governo já chegou a pagar mais de R$ 200 milhões por obras iniciadas na gestão anterior e até algumas delas dadas como concluídas e que sequer estavam prontas: “O teatro Santa Catarina, nós entregamos lá.. a verdade tem que ser dita. O teatro Santa Catarina, a obra, custou R$ 5 milhões, foi pago apenas R$ 250 mil, em 2018, quem pagou R$ 4,75 milhões foi este governo.”

E pontuou: “Obra de governo não tem dono é do povo.”

CONFIRA O ÁUDIO…

Tocador de áudio

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

 

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

                           

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Da Redação com Roberto Noticia  - DRT 4511/88 e Helder Moura