Kremlin confirma que Assad recebeu asilo na Rússia

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 09/12/2024 21:19 - 59985
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou nesta segunda-feira (9que) o ditador sírio deposto Bashar al-Assad recebeu asilo em Moscou. A informação é da agência de notícias Intefaz, que é afiliada ao Estado.


O que aconteceu
Decisão de receber o antigo aliado teria sido tomada pessoalmente pelo presidente Vladimir Putin. ‘‘É claro que tais decisões não podem ser tomadas sem o chefe de estado‘‘, falou Peskov a repórteres. Ele, no entanto, se recusou a dizer a localização exata da Rússia onde o ex-ditador está.

Horas antes, o Kremlin havia se recusado a confirmar os relatos do asilo político. As agências russas anunciaram na noite de domingo (8) que Assad, aliado da Rússia, e sua família estavam em Moscou. Eles fugiram da Síria após a ofensiva relâmpago de um grupo de rebeldes liderados por islamistas radicais.

Peskov declarou que Putin ainda não tem planos de se encontrar com Assad neste momento. O ex-presidente sírio não é visto publicamente desde o encontro com o ministro das Relações Exteriores iraniano em Damasco há uma semana.

O porta-voz acrescentou que ainda é muito cedo para falar sobre o futuro das bases militares russas em Tarturs e Khmeimin, na Síria. De acordo com ele, Moscou está trabalhando para garantir a segurança delas e tomando ‘‘todas as precauções necessárias‘‘.

No domingo, a Rússia disse que Assad ‘‘decidiu renunciar‘‘ após negociações. O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou ainda que ele deixou o cargo ‘‘dando instruções para uma transferência pacífica de poder‘‘.

UOL


Compartilhe:


Outras Notícias