A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. No Calendário Nacional, seis vacinas são recomendas e estão disponíveis na Rede Municipal de Saúde.
“Por ser uma doença que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, para alguns destes existem medidas de prevenção primária, como vacinas e quimioprofilaxia, que é o tratamento com o uso de antibiótico. Sobretudo, é importante salientar que a melhor forma de cuidado é a vacinação, considerada a forma mais eficaz na prevenção. A caderneta das crianças e adolescentes precisam estar em dia”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
No esquema vacinal que promove a proteção contra a meningite, estão contempladas as vacinas BCG (dose única ao nascer), Pentavalente, pneumocócica 10-valente (Conjugada), pneumocócica 23-valente (para pessoas acamadas e hospitalizadas e fornecidas por meio de agendamento), Meningocócica C e Meningocócica ACWY (para crianças e adolescentes).
As vacinas estão disponíveis de fácil acesso e de forma segura em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), no Centro de Imunização e nas Policlínicas Municipais. Há ainda os três pontos móveis que funcionam com horários diferenciados de segunda a sábado.
Para saber mais informações sobre a atualização da caderneta de vacinal e quais as vacinas estão disponíveis para cada faixa etária, os usuários podem procurar um serviço de saúde mais próximo de sua residência ou um dos pontos móveis para garantir esse cuidado preventivo. Ainda, o usuário pode saber as recomendações vacinais pelo link:
https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario
Outras vacinas – Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Secretaria Municipal de Saúde convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta vacina.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:
Hotel de Lula no Rio tem ovo a R$80 e até vinho de R$9,8 mil
PARCERIA - Aguinaldo Ribeiro recebe prefeitos paraibanos em Brasília e reforça apoio aos municípios
Moradores dos Bancários pedem fechamento de boate após recorrentes ocorrências de violência