Lula e comitiva chegam a Roma para funeral do Papa Francisco

Por Jacyara CristinaRedaão Por Redação - 25/04/2025 11:48 - 62085
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta sexta-feira (25) em Roma, onde participará do funeral do Papa Francisco, marcado para o sábado (26), no  Vaticano. A cerimônia marcará o adeus a um dos pontífices mais influentes da Igreja Católica nas últimas décadas.

O avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Roma-Fiumicino, em uma área reservada a autoridades. A comitiva brasileira é composta pela primeira-dama Janja da Silva, ministros de Estado, parlamentares e chefes dos três Poderes.

Estão entre os integrantes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; do Senado FederalDavi Alcolumbre (União BrasilAP); e da Câmara dos DeputadosHugo Motta (RepublicanosPB). Também acompanham a delegação os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. O retorno da comitiva a Brasília está previsto para o mesmo dia da cerimônia.

Esta é a segunda vez que Lula comparece ao funeral de um papa durante seus mandatos. Em 2005, ele participou da despedida de João Paulo II. Com a escolha do sucessor de Francisco, o presidente terá conhecido quatro pontífices no exercício do cargo.

O Papa Francisco faleceu na última segunda-feira (22) após sofrer um AVC e uma falência cardíaca irreversível. Ele havia passado quase 40 dias internado no Hospital Gemelli, tratando de uma pneumonia. Sua última aparição pública foi no Domingo de Páscoa, quando deu a tradicional bênção “Urbi et Orbi” na Praça de São Pedro e fez um apelo por paz na Faixa de Gaza.

Em homenagem ao pontífice, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil e divulgou uma mensagem em suas redes sociais: “Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono.”

Durante o pontificado de Francisco, Lula e o papa se encontraram pessoalmente em três ocasiões.

 



Compartilhe:


Outras Notícias