MOSCOU — O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Emmanuel Macron pela reeleição na França neste domingo. Conforme comunicado do Kremlin, o líder russo enviou um telegrama desejando ao presidente francês sucesso nas "atividades do Estado, bem como boa saúde e bem-estar".
Macron derrotou a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, tornando-se o primeiro presidente a ser reeleito na França em 20 anos. O líder francês foi um dos poucos ocidentais que entrou em contato com Putin desde o início da guerra na Ucrânia, que já completou dois meses.
O francês tentou negociar uma solução para o conflito, sem sucesso, e apesar de manter canais diplomáticos abertos para Moscou, se juntou a outros países da Europa para impor sanções econômicas e políticas contra a Rússia.
Segundo os resultados finais, Macron, do centrista A República Em Marcha, obteve 58,54% dos votos contra 41,46% da oponente do Reunião Nacional (RN), que já reconheceu a derrota. A abstenção, uma das principais preocupações do agora presidente reeleito antes da votação, foi de 28%.
— Sou o presidente de cada um de vocês — afirmou Macron, em seu discurso da vitória, no Campo de Marte, aos pés da Torre Eiffel. — Depois de cinco anos de transformações, de horas felizes e difíceis e crises excepcionais, neste dia 24 de abril de 2022 uma maioria entre nós fez a escolha de me conceder sua confiança para presidir nossa República pelos próximos cinco anos.
Compartilhe:
Deputado Romero Rodrigues deixa liderança do Podemos na Câmara Federal
Desembargador aposentado Júlio Aurélio Coutinho morre aos 89 anos
Aposentados e pensionistas do INSS terão aumento 4,77% a partir de fevereiro