A área de Educação do município de João Pessoa terá investimentos da ordem de mais R$ 1 bilhão em 2025. A previsão de investimentos para o ano que vem foi apresentada pela secretária-executiva da Pasta, Luciana Dias, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Sobre o planejamento, a professora revelou a construção de 11 novas unidades escolares e creches. Ela reforçou o compromisso da secretaria com a qualificação dos profissionais, da aprendizagem e do ensino oferecido aos estudantes. “Onze novas unidades é uma meta grande, mas temos uma cidade em expansão e isso se reflete também na educação das nossas crianças e adolescentes, exigindo a requalificação dos espaços institucionais de educação, como também a construção de novas escolas e novas creches para acolher os filhos dessa cidade em expansão”, avaliou.
Luciana informou que os investimentos previstos para 2025 são de R$ 1.096.560.000,00, oriundos do Fundeb, parcerias com o Governo Federal e recursos próprios. O montante será investido em diversas searas da educação. Em destaque, a construção das onze unidades educacionais nos bairros de Jaguaribe, Mangabeira e Mangabeira IV, Parque do Sol, Mumbaba, Jardim Veneza, Planalto da Boa Esperança 1 e 2, Bancários e Gramame 2, ampliando 11.440 vagas de ensino.
Além disso, os recursos também serão destinados para reformas e ampliações de 28 escolas, ginásios e quadras; construção de um Centro Municipal de Atividades Pedagógicas Integradas (Cemapi Três Lagoas); reforma e ampliação de 35 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs); conservação de imóveis educacionais; manutenção da educação infantil, fundamental, de jovens e adultos e especial, com políticas de inclusão, alimentação, transporte e gestão escolar; manutenção do programa “JP EDU 4.0”, com a implantação e implementação do Atelier Criativo e o Tec Atelier, aquisição de conjuntos básicos de robótica para as unidades escolares, realização de Olimpíada de Robótica Municipal e apoiar competições regionais, nacionais e internacionais; manutenção para continuidade de programas e projetos especiais; valorização dos profissionais da educação; manutenção e equipamento de unidades administrativas pedagógicas; manutenção dos serviços administrativos; parcerias, convênios e regime de colaboração; investimento no Complexo Estação Cabo Branco e Estação das Artes.
Abrindo a fala para os vereadores, questionamentos foram feitos acerca do tema apresentado. Respondendo a vereadora Eliza Virgínia (PP) sobre abordagem nas escolas de projeto de sua autoria que implementa o Programa de Defesa Pessoal para mulheres, a gestora falou que o tema vai ser discutido pedagogicamente com os alunos. Já sobre os questionamentos do Vereador Renato Martins (Avante) sobre câmeras de monitoramento nas escolas e implementação de atividades nos finais de semana, a gestora afirmou que as câmeras estão sendo colocadas e que, nos finais de semana, as escolas são das comunidades, pois qualquer cidadão pode solicitar os espaços para atividades responsáveis, tais como jogos, ensaios, além das atividades extracurriculares dos alunos.
Sobre o questionamento do vereador Carlão (PL), a secretária garantiu que todas as escolas do Município possuem biblioteca. Ela ainda revelou que o próximo concurso que a Gestão realizar para a área da Educação vai especificar vagas para bibliotecários. Respondendo ao vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) sobre prematuridade e gravidez na adolescência, a secretária ressaltou que existe um trabalho de diálogo nas escolas com os adolescentes, além de programas realizados pela Secretaria da Mulher e da Saúde que visitam as escolas regularmente.