A abertura do encontro foi feita pela secretária executiva de Administração, Jacqueline Gusmão. “É para a satisfação do usuário e do cidadão que nos unimos para oferecer a melhor experiência digital possível. O Estado da Paraíba deve ser habilitador e facilitador de uma verdadeira transformação digital, garantindo direitos, promovendo transparência, inclusão social e sendo prestador de serviço público”, explicou Jacqueline Gusmão.
O presidente da Codata, Guido Giuseppe, explicou que o evento deu início à concretização das metas e visões para um governo verdadeiramente digital. “Neste evento, reunimos mentes brilhantes e líderes visionários para debater e compartilhar ideias sobre o futuro do governo digital. Estamos prontos para ouvir e aprender com cada um deles, porque sabemos que juntos podemos construir um futuro melhor e mais conectado”, disse. A Codata é um dos principais parceiros da Sead na Transformação Digital do Governo da Paraíba.
O principal objetivo da Rede PB Digital é engajar os órgãos no processo de transformação digital do Estado da Paraíba, tirando-os da condição de meros expectadores para a de membros ativos do processo. Entende-se que essa diligência deva ser transversal envolvendo todos os órgãos do governo, mesmo aqueles que não fornecem serviços diretamente ao cidadão podem participar indiretamente do processo, ou ainda se beneficiar dele.
O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claáudio Furtado, e Letácio Guedes, da Controladoria Geral do Estado, também estiveram presentes.
O 1º Encontro da Rede PB Digital teve apresentações com Renato Abreu, diretor executivo de Modernização da Gestão (Demog), que explicou sobre a introdução a transformação digital para o cidadão; Hélder Vieira, diretor de Desenvolvimento da Codata, que explicou sobre o Portal Único; e Joanacelle Caldas, gerente executiva de Transformação Digital da Demog, que explanou sobre o Portal PB Digital e a ferramenta PB Digital.
Sobre a Rede PB Digital – A Rede possui duas vertentes, uma informativa e outra prática. A informativa trata da divulgação de informações relacionadas à transformação digital, como leis, decretos, procedimentos, casos de sucesso etc, estimulando a participação ativa dos órgãos no processo. Já o viés prático trata da capacitação dos representantes dos órgãos para que os eles possam liderar de forma efetiva os seus processos internos de transformação digital. Ainda será disponibilizado um sistema (PB Digital) para facilitar a elaboração e acompanhamento dos planos de transformação digital.