O Windows 12 só deve ser lançado em 2025, mas alguns rumores já apontam os recursos que poderão ser incorporados ao sistema operacional. Entre as possíveis novidades em desenvolvimento pela Microsoft estão novas funcionalidades envolvendo inteligência artificial (IA), um layout repaginado da tela inicial, com direito a uma bandeja de programas abertos semelhante à existente no macOS, e a exibição de anúncios no Menu Iniciar, que deverá ser mantido na plataforma. A seguir, saiba os recursos previstos para o Windows 12.
A incorporação de inteligência artificial ao Windows deve ser intensificada no upgrade do sistema. Após a introdução do Copilot, IA generativa rival do ChatGPT e Gemini Google, a nova versão do sistema deve expandir os recursos de pesquisa com tecnologia de inteligência artificial e apresentar um aperfeiçoamento da seção “Recomendado”, que sugere arquivos dentro do Windows Explorer conforme o comportamento do usuário.
Um novo assistente virtual, ao estilo de Alexa, Siri e da extinta Cortana, encerrada pela Microsoft em 2021, também estaria nos planos da empresa. O serviço poderia antecipar as necessidades do usuário no computador e acionar recursos do computador sem usar as mãos, por meio de comandos de voz.
O layout apresentado no Windows 11 deve ser mantido, de forma geral, na nova versão do sistema, mas com algumas mudanças. A principal delas seria a transformação da Barra de Tarefas em uma bandeja flutuante de aplicativos. Um conceito experimental da interface vazado em 2022 mostra que esse novo formato seria muito semelhante ao que existe no macOS. Esse possível novo dock agruparia as funções da Barra de Tarefas, assim como o botão “Iniciar” e os aplicativos fixados. A barra de pesquisas, por sua vez, seria deslocada para o topo da tela.
Rumores apontam que essa nova interface estaria sendo explorada para melhorar a experiência de uso do Windows em tablets, ao mesmo tempo em que se tornaria uma experiência positiva em usuários do PC. A possível “nova Barra de Tarefas” apresentaria animações e gestos fluidos. Além disso, a tela de login também estaria sendo atualizada e o ícone de clima ficaria posicionado no canto superior esquerdo da tela.
Recentemente, a Microsoft lançou uma atualização para Windows 11 que introduziu anúncios no Menu Iniciar. Embora a empresa tenha removido essas propagandas pouco depois do lançamento, o retorno delas poderá ser visto no lançamento do Windows 12, com recomendações baseadas na utilização do usuário. Essas publicidades seriam de aplicativos da Microsoft Store, desenvolvidos por um grupo seleto de empresas. O objetivo é facilitar a descoberta de programas interessantes para o sistema.
A expectativa é de que o Windows 12 seja lançado no outono do hemisfério norte em 2025, entre os meses de setembro e dezembro. O Windows 11, por exemplo, foi lançado no dia 5 de outubro de 2021. Caso essa previsão seja confirmada, serão quatro anos de distância entre a versão mais recente do software e a atualização, tempo menor que o upgrade anterior, que foi de seis anos do Windows 10 para o Windows 11. Em produtos anteriores, a Microsoft demorava cerca de três anos entre uma versão e outra, mas é improvável que a próxima edição do Windows chegue ainda em 2024.
Compartilhe:
LUTO NO JUDICIÁRIO - Morre José Di Lorenzo Serpa, ex-desembargador do TJPB
Deputado Romero Rodrigues deixa liderança do Podemos na Câmara Federal
Cícero Lucena celebra avanços para João Pessoa em pacote do Governo ‘Paraíba 2025-2026’