MEDICINA - Medicamento que faz crescer dentes perdidos entra em testes no Japão

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 23/12/2024 11:07 - 60294
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 Novos dentes podem crescer em pessoas com falta deles, afirmam dentistas japoneses que testam um medicamento pioneiro que se espera oferecer uma nova alternativa às dentaduras e implantes.

Ao contrário de répteis e peixes, que geralmente substituem seus dentes regularmente, é amplamente aceito que humanos e a maioria dos outros mamíferos têm apenas dois conjuntos de dentes — os de leite e os definitivos.

Mas, escondidos sob nossas gengivas, estão os brotos dormentes de uma terceira geração, de acordo com Katsu Takahashi, chefe de cirurgia oral no Instituto de Pesquisa Médica Kitano Hospital, em Osaka.

Sua equipe iniciou os estudos clínicos no Hospital da Universidade de Kyoto, em outubro, com um medicamento experimental entre voluntários adultos que, segundo eles, tem o potencial de ativar o crescimento desses dentes ocultos. É uma tecnologia “completamente nova” para o mundo, diz Takahashi.

Tratamentos protéticos usados para dentes perdidos devido a cáries, doenças ou lesões são frequentemente considerados caros e invasivos. Portanto, “restaurar dentes naturais definitivamente tem suas vantagens”, continua o principal pesquisador do projeto.

Testes prévios em camundongos e furões apontaram que bloquear uma proteína chamada USAG-1 pode despertar o terceiro conjunto de dentes, e os pesquisadores publicaram experimentos laboratoriais bem sucedidos de dentes regenerados em animais.

Em um estudo publicado no ano passado, a equipe disse que seu “tratamento com anticorpos em camundongos é eficaz para a regeneração de dentes e pode representar um avanço no tratamento de anomalias dentárias em humanos”, o que será avaliado agora nos novos testes.

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado! 

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 


Compartilhe:


Outras Notícias