Putin apoia recondução de Dilma à presidência do Banco do Brics

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 25/10/2024 04:05 - 59372
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou seu apoio à permanência de Dilma Rousseff na presidência do Banco dos BRICS, durante uma coletiva de imprensa realizada após a cúpula do bloco, informou a agência Sputnik. Putin destacou que a Rússia propôs estender o mandato da ex-presidente brasileira à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

“A Rússia propôs estender a presidência do Brasil no Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS”, informou Putin.

Durante a cúpula, Dilma Rousseff, que atualmente lidera o NBD, reforçou a importância da ampliação do bloco e defendeu o aumento dos financiamentos em moedas locais, substituindo o uso do dólar em transações entre os países membros. Em reunião com Putin na última terça-feira (22), Dilma argumentou que os países do Sul Global – termo utilizado para descrever nações emergentes ou em desenvolvimento – enfrentam grandes desafios financeiros e precisam de mais investimentos.

Ela afirmou que, embora já tenham sido realizados investimentos consideráveis, ainda são insuficientes para atender às necessidades das nações do BRICS. Dilma destacou o compromisso do NBD em facilitar o financiamento de projetos, tanto públicos quanto privados, em moedas nacionais. “Disponibilizar financiamento em moeda local através de plataformas específicas é fundamental para atender às demandas dos países do bloco”, ressaltou a ex-presidente brasileira.

Putin elogiou a atuação de Dilma Rousseff à frente do NBD, destacando a importância do uso de moedas nacionais para aumentar a independência financeira dos países-membros e reduzir os custos relacionados à dívida externa. O presidente russo também mencionou que essa estratégia ajuda a minimizar riscos geopolíticos e fortalece o desenvolvimento econômico dos países do BRICS. A 16ª cúpula do bloco foi realizada em Kazan, Rússia, entre os dias 22 e 24 de outubro.



Compartilhe:


Outras Notícias