Uma operação da Polícia Civil da Paraíba, deflagrada nesta quinta-feira (20), mira uma organização criminosa suspeita de fraudes no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). O grupo atuava em João Pessoa no cancelamento irregular de multas de trânsito. A ação, batizada de “Reset”, cumpre sete mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.
A investigação revelou um esquema sofisticado que envolvia ex-servidores do DETRAN, agentes públicos, hackers e despachantes. Utilizando-se de credenciais de acesso válidas, o grupo inseria dados falsos no sistema para justificar os cancelamentos irregulares de multas. A organização atuava em quatro núcleos distintos, cada um com funções específicas:
Como funcionava o esquema?
A organização criminosa atuava da seguinte forma:
Operação – O nome da operação, “RESET”, é uma alusão direta à intenção de “zerar” ou “restaurar” a ordem e a legalidade no sistema de multas de trânsito da Paraíba. A escolha do termo remete à ideia de reiniciar o sistema, apagando os efeitos da atuação da organização criminosa e devolvendo-o ao seu estado original de funcionamento.
A operação é conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com o apoio da UNINTELPOL, DESARME, GOE, GOC e a Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC).
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:
Madalena Abrantes é empossada defensora pública-geral da Paraíba
Ministro do Turismo visita Polo Cabo Branco em João Pessoa na próxima segunda-feira
APLICATIVO AMERICANO - Alexandre de Moraes determina bloqueio da rede social Rumble no Brasil