O governador João Azevêdo revelou a possibilidade de realizar a interligação do Porto de Cabedelo com a ferrovia TransNordestina. O anúncio foi feito no Programa ‘Conversa com o Governador‘, transmitido na Rádio Tabajara nesta segunda-feira (2).
João Azevêdo explicou que a ligação poderá ser feita com a conclusão das obras do trecho da ferrovia entre a cidade de Salgueiro e o Porto de Suape, no estado de Pernambuco, que deve ficar pronto até o ano de 2029.
“A Paraíba tem interesse na ligação entre Salgueiro e o Porto de Suape, ambos em Pernambuco, que deve estar pronto entre os anos de 2028 e 2029. Se a ferrovia se consolidar neste trecho, poderemos pensar no planejamento da ligação de Cabedelo até o Porto de Suape, no estado vizinho” explicou João Azevêdo.
João afirmou ainda que a interligação vai beneficiar toda a região, fazendo com que as cargas e mercadorias se movimentem entre os Portos de Suape, em Pernambuco e Pecém, no Ceará.
“Dessa forma, poderemos interligar o Porto de Cabedelo com outros portos do Nordeste, como o de Suape (PE) e do Pecém (CE), fazendo assim com que as cargas e mercadorias sejam movimentadas por toda a região” afirmou o governador.
A ligação que o governador se refere, presente na Paraíba, se trata da ferrovia entre Recife e João Pessoa, com ramal na cidade de Itabaiana, que hoje encontra-se desativada.
Na última quinta-feira (28), o governador participou em Brasília da assinatura de R$ 3,6 bilhões do Banco do Nordeste para a Transnordestina, para conclusão do trecho entre Eliseu Martins, no Piauí ao Porto de Pecém, no Ceará.
A ferrovia TransNordestina foi projetada pelo Governo Federal em 2002, cinco anos após o leilão da malha ferroviária de cargas do Nordeste. Ela deveria ter ficado pronta em 2016, porém dos mais de 1.200 km previstos, apenas 705 km foram entregues.
Ela tem o objetivo de facilitar o transporte de cargas entre os portos de Suape e Pecém, em Pernambuco e no Ceará, ‘margeando’ a Paraíba e o Rio Grande do Norte.
A ferrovia também abrange as regiões de Eliseu Martins (Piauí) e Porto Franco (MA). Recentemente, o Governo Federal confirmou a conclusão do trecho ‘dois’ da obra com 358 km, entre as cidades de Paes Landim e Paulistana, no Piauí, e entre Missão Velha e Acopiara, no Ceará.
Compartilhe:
DESTAQUE - Programa Voa Brasil coloca capital paraibana entre os 10 destinos mais vendidos
Luiz da Padaria não acredita em interferência de Cícero Lucena na Eleição da Câmara Municipal: “Isso não vai acontecer”
Concurso do Tribunal de Justiça tem 950 vagas com bolsa de R$ 4 mil