Terezinha Domiciano monta equipe de transição e demonstra preocupação com o orçamento da UFPB para o próximo ano

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 05/09/2024 23:39 - 58806
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 A professora Terezinha Domiciano já está formando a sua equipe de transição para dar início a sua gestão com o reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela foi escolhida em consulta prévia para assumir o posto de reitora e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já garantiu a sua nomeação dela ao cargo, junto com Mônica Nóbrega como sua vice.

 

Prestes a assumir, ela demonstrou preocupação com o orçamento da UFPB para o próximo ano, mas diz que o processo de transição tem sido tranquilo. “Vamos pegar uma administração no fim de um ano orçamentário e administrativo e isso vai nos dar uma preocupação a mais, entretanto ele [o atual reitor] tem disponibilizado toda a equipe e agendado para que possamos fazer os estudos necessários para a gestão futura”, esclareceu Terezinha Domiciano.

Terezinha também venceu eleição anterior

 

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega venceram a consulta pública para a eleição da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPBno fim de abril de 2024.

Elas também tiveram o melhor desempenho na eleição anterior, mas o atual reitor Valdiney Gouveia foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo tendo sido o terceiro colocado da última eleição.

A UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi criada pela Lei Estadual 1.366, de 02 de dezembro de 1955,e instalada sob o nome de Universidade da Paraíba como resultado da junção de algumas escolas superiores.

UFPB

No ensino de graduação, a UFPB possui 130 cursos, sendo 119 presenciais e 11 na modalidade de educação a distância. O número de alunos ativos, em 2022, é de aproximadamente 33 mil estudantes. No ensino de pós-graduação, a Instituição contabiliza 137 cursos, sendo 40 doutorados e 60 mestrados acadêmicos, 4 residências médicas, além de 19 especializações, bem como 1 doutorado e 13 mestrados profissionais.

A melhoria acadêmica da UFPB é incontestável. Nas avaliações do ensino superior, o MEC utiliza o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que vai de 1 a 5. A UFPB tem IGC igual a 4. Na graduação, 85% dos cursos da Universidade possuem conceito 4 e 5. No dia 7 de fevereiro de 2022, a Capes anunciou que a UFPB foi aprovada na avaliação intermediária e renovou o Programa de Internacionalização.

Na Extensão, a UFPB também é referência atuando em oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Procurador eleitoral emite parecer pela perda do mandado da vereadora Raíssa Lacerda

  • Adriano Galdino diz que Hugo Motta dá passos largos à presidência da Câmara e leva Paraíba ao protagonismo

  • Trade Turístico de João Pessoa repudia uso político negativo da cidade em campanha eleitoral

avançar voltar