A relação entre o atual e o ex-presidente da Câmara dos Deputados vai além da política e envolve também transações no ramo da pecuária. Um ano antes de anunciar apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) para sucedê-lo na presidência da Casa, Arthur Lira (PP-AL) e seu pai, Benedito de Lira (falecido em janeiro deste ano), venderam 88 cabeças de gado à empresa do parlamentar, a Agropecuária Tapuio. As informações são da Agência Pública.
As negociações envolveram as fazendas Pantaneiro e Taquari, que pertencem a Arthur Lira desde 2004 e 2006, respectivamente, apesar de elas não terem sido declaradas pelo político à Justiça Eleitoral, como revelou o Congresso em Foco. Desde 2006, Lira não declara também quantas cabeças de gado possui, embora seja reconhecido como grande criador da raça Nelore, com touros de superioridade genética.
Considerando o leilão realizado pelo próprio Arthur Lira, com filhotes negociados a no mínimo R$ 3,9 mil, no mesmo mês e ano da venda a Hugo Motta, a transação entre os parlamentares pode ter passado dos R$ 340 mil.
A informação das três vendas de gado ao atual presidente da Câmara consta nas Guias de Trânsito Animal (GTAs) – documento exigido por lei para movimentações de gado, seja entre propriedades do mesmo dono ou para comercialização – divulgadas pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro/PE).
De acordo com as GTAs, emitidas no dia 26 de outubro de 2023, 88 bois de até um ano de idade foram transportados das fazendas de Arthur Lira em Quipapá (PE) e Panelas (PE) para propriedade em Serraria (PB). O nome do produtor registrado como destinatário dos animais foi a Agropecuária Tapuio, nome fantasia da empresa Hugo M Wanderley da Nóbrega Ltda.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:
Deputada Jane Panta não descarta possibilidade de reaproximação com João Azevêdo: “A gente vai construindo”
Prefeito Cícero Lucena anuncia a nomeação de mais 12 auxiliares, em João Pessoa; confira os nomes
Victor Hugo diz que Avante articula nomeação de suplentes na gestão de Cícero, mas prioriza Bruno Farias