PSOL estabelece prazo para definir se terá candidatura própria ou se apoiará o PT em João Pessoa

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 02/07/2024 15:44
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O Diretório Municipal do PSOL João Pessoa emitiu uma ‘Resolução Eleitoral’ aprovada, por unanimidade, pela legenda na Capital paraibana com vistas às Eleições 2024.

O documento reforça a necessidade de cumprir “a tarefa de unir a esquerda e derrotar a extrema direita” e estabelece o dia 15 de julho de 2024 como data limite  para definir sobre “manutenção da candidatura própria do PSOL ou coligação entre PSOL, PT e outros partidos que venham a ser incorporados durante o processo“.

O pré-candidato a vereador, Tárcio Teixeira parabenizou o Diretório pela resolução e reafirmou foco numa política “construída coletivamente ao longo dos meses para buscar a vitória do campo popular e eleger os primeiros vereadores do PSOL“.

Confira a íntegra do documento:

RESOLUÇÃO ELEITORAL DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSOL JOÃO PESSOA

Em 20 de julho temos o início do prazo para realização das convenções eleitorais, assim retomamos aqui a memória da nossa construção em João Pessoa de forma a apontar encaminhamentos necessários. Em novembro de 2023 o Diretório Municipal, com base nas deliberações dos Congressos Nacional e Estadual, aprovou por unanimidade uma resolução eleitoral que apontava a tarefa de unir a esquerda e derrotar a extrema direita. Naquele momento destacaram-se como referências da extrema direita na nossa capital as já apresentadas pré-candidaturas de Cícero Lucena (Progressistas), atual Prefeito da Capital; Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde do Governo Bolsonaro; e Nilvan Ferreira (esse último desistiu de ser candidato na capital); atualmente, as duas primeiras pré-candidaturas permanecem acrescidas da pré-candidatura de Ruy Carneiro (Podemos).

Foi apresentado como tarefa a ser perseguida pelo PSOL, seguindo a tática da Unidade Democrática pela Paraíba, a unidade do campo popular nas eleições 2024. Propomos em João Pessoa assumir o protagonismo deste debate, mas sem ficarmos à espera das definições dos outros partidos, bem como, fortalecer a chapa proporcional em construção junto à Federação PSOL REDE. Em reunião realizada em 22 de janeiro de 2024, fizemos um rico debate e apontamos como relevante:

1. definir nossa pré-candidatura majoritária para ocuparmos espaço na cidade e na mídia;

2. dialogar com os demais partidos do campo popular para construção da unidade;

3. construir o programa eleitoral. Diante de tais questões encaminhamos três comissões, uma para acompanhar/auxiliar nosso pré-candidato no processo, outra para estabelecer diálogo com os demais partidos e uma para construir a proposta de seminário para construção do programa. As comissões seguiram fazendo suas tarefas.

A Direção Estadual do PSOL na Paraíba, reunida no dia 16 de março do ano corrente, aprovou resolução de tática eleitoral, desta, queremos destacar dois pontos que convergem com o que foi encaminhado por esta instância municipal:

• Ponto 2. A tarefa apontada como prioritária para o PSOL é derrotar a extrema direita, com relevante destaque em algumas cidades, como em João Pessoa, onde esse campo político teve uma votação expressiva em 2020 e 2022;

• Ponto 8. Trabalhar pela unidade do campo das esquerdas na construção de Frentes Democráticas para a luta política contra a extrema direita e por um Programa Democrático e Popular para a disputa das eleições e para as lutas do cotidiano. Referenciado nesse percurso, o Diretório Municipal do PSOL João Pessoa resolve:

1. Afirmar o acerto da resolução eleitoral aprovada pelo Diretório Municipal e referendada em plenária de filiados/as no dia 12 de dezembro de 2023;
2. Destacar o acerto do diálogo com o Partido dos Trabalhadores – reuniões realizadas com o Presidente do PT (Marcus Túlio), Deputada Estadual Cida Ramos, Deputado Federal Luiz Couto, Deputado Estadual Luciano Cartaxo, para construção de uma possível unidade e reuniões/debates com foco na: construção do Programa de Governo; composição de alianças sem partidos que são vetos do PSOL; composição de coordenação de campanha de uma possível chapa unitária com representação de todos os partidos envolvidos; perfil e participação em um possível governo de unidade;
3. Estabelecer o limite do dia 15.07 como prazo para avaliar se tivemos os avanços nos diálogos e deliberar em Diretório Municipal sobre a manutenção da candidatura própria do PSOL ou coligação entre PSOL, PT e outros partidos que venham a ser incorporados durante o processo;
4. Dialogar com a REDE a possibilidade de manter a tradição do PSOL em ser o primeiro partido a realizar Convenção Partidária, construindo data em comum acordo.

João Pessoa/PB, 01 de julho de 2024

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfbDk

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

 

 


Compartilhe:


Outras Notícias


  • Antigo Hotel Tropicana, em João Pessoa, será demolido e dará lugar à sede da Defensoria Pública

  • JOÃO PESSOA - Prefeito Cícero Lucena inaugura novo Terminal de Passageiros da Lagoa

  • Prefeitura de João Pessoa entrega o Parque Linear do Valentina de Figueiredo neste mês

avançar voltar