A Romaria da Penha deve reunir mais de meio milhão de pessoas em sua 260ª edição, que ocorre neste sábado (25).A informação foi detalhada pela Arquidiocese da Paraíba, que organiza o evento. Este ano a romaria tem como tema "Senhora da Penha, ajudai-nos a repartir o pão como sinal de graça e missão”.
A peregrinação religiosa ocorre desde 1763 e ao longo de 14 quilômetros percorre algumas das principais avenidas da capital, saindo da igreja de Lourdes, em Jaguaribe, até o Santuário da Penha. A programação da ‘Festa da Penha‘, que engloba a romaria, foi iniciada há uma semana, no dia 18, com hasteamento da bandeira, procissão pelo bairro da Penha e Santa Missa.
Entre as ações realizadas durante a Festa da Penha estão missas diárias, a oração do santo terço, carreata e outras celebrações religiosas que tem o objetivo de fortalecer a conexão dos fiéis com a Senhora da Penha.
Confira a programação de hoje da Romaria da Festa da Penha:
Programação do Domingo
A Festa da Penha 2023 só termina no domingo, com mais celebrações no santuário. Às 09h30 acontece a primeira Missa. Já às 11h, a segunda celebração eucarística. De acordo com a arquidiocese, às 15h há outra missa e às 17h ocorre a cerimônia de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha.
Esquema de trânsito
O ClickPB apurou que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou uma operação especial para a 260ª edição da Romaria. Serão promovidas diversas intervenções, incluindo bloqueios e desvios do fluxo do trânsito ao longo dos 14 quilômetros de percurso.
Um trecho da Avenida João Machado – entre a Rua das Trincheiras e a Rua Rodrigues Chaves, está interditado desde a manhã de hoje (25) para a montagem do palco da celebração da missa. A circulação será impedida no sentido Cemitério Boa Sentença.
A partir das 16h, uma das faixas, no sentido Centro/bairro, será interditada, permitindo a organização dos trios elétricos. Com a chegada da carreata com a imagem da santa e o aumento na aglomeração de fiéis, implicará no avanço dos bloqueios, levando a uma interdição total
da Avenida a partir das 18h.
Já o Santuário da Penha, na região da praia, estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado. Será permitida apenas a circulação de veículos operacionais e particulares que contarem com o adesivo de permissão de acesso.
Segundo a Prefeitura de João Pessoa, ônibus extras serão disponibilizados para os fiéis se deslocarem para a concentração da Romaria e para a volta, a partir do Santuário na Penha.
Compartilhe:
Câmara de Piloezinhos entrega Título de Cidadania à casal de empresários por serviços prestado ao município
Tacyana Leitão anuncia Soraya Galdino como Secretaria de Saúde de Bayeux a partir de janeiro de 2025
TRF-1 manda soltar ‘Rei do Lixo’ suspeito de esquema com emendas federais