Secretário de Saúde apresenta relatório de investimentos e destaca ações da pasta em João Pessoa

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 20/02/2025 19:04 - 61196
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho, apresentou nesta quinta-feira (20) à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um relatório de prestação de contas sobre os investimentos na saúde pública da capital, relativos ao último quadrimestre de 2024 (setembro a dezembro). Durante o período, foram investidos R$ 284,4 milhões, representando 30,7% da receita municipal, superando o mínimo exigido por lei.

Ferreira destacou que a gestão da saúde na cidade é uma responsabilidade compartilhada entre os três níveis de governo, e enfatizou o apoio fundamental do Poder Legislativo, especialmente no que diz respeito às emendas parlamentares. Ele também ressaltou que a rede de saúde de João Pessoa conta com 356 unidades, atendendo, além da população local, pessoas de outras cidades, com cerca de 60% dos atendimentos provenientes de fora da capital.

O secretário apresentou números impressionantes da Atenção Básica no último quadrimestre, com 261.443 atendimentos individuais, 41.425 atendimentos odontológicos e 291.769 procedimentos médicos e de enfermagem.

Durante a sessão, vereadores levantaram diversos pontos. O vereador Marcos Henriques (PT) solicitou revisão sobre o corte do adicional de insalubridade para psicólogos, nutricionistas e outros profissionais, além de melhorias no PSF Cidade Verde. O secretário orientou que os profissionais que se sentirem prejudicados recorram à Secretaria de Saúde para avaliação individual.

Leia Mais: Audiência Pública de prestação de contas da Saúde acontece nesta quinta-feira, na CMJP 

Já o vereador Milanez Neto (MDB) questionou sobre o andamento da prestação de contas para o Hospital São Vicente de Paula e o plano de cargos e carreiras (PCCR) dos agentes de saúde. Ferreira garantiu que o PCCR será negociado e uma definição será dada até o meio deste ano.

O vereador Ícaro Chaves (Pode) discutiu a importância da modernização dos serviços de saúde por meio do aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, para agendamento de consultas, e o secretário confirmou que a implementação da ferramenta já está em andamento. Sobre os projetos de lei mencionados pelo vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), que tratam do ponto eletrônico para médicos e agendamento de consultas, o secretário se mostrou aberto ao debate para aprimorar a fiscalização.

A vereadora Jailma Carvalho (PSB) questionou sobre ações de saúde mental e o secretário anunciou a criação de um serviço de atendimento domiciliar para essa área. Já a vereadora Eliza Virgínia (PP) sugeriu melhorias no planejamento das escalas de médicos e questionou sobre os transtornos causados pelas reformas nas unidades de saúde.

O vereador Carlão (PL) sugeriu a atuação de profissionais de educação física na saúde preventiva, e o secretário convidou-o a colaborar no desenvolvimento de um projeto voltado para atividades regulares, especialmente para idosos.

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb 

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 


Compartilhe:


Outras Notícias