O edital do concurso com 1.100 vagas para soldado da Polícia Militar e 200 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros Militar vai ter mudanças para garantir mais oportunidade aos candidatos. A principal delas é que o critério de idade terá como base o ano da inscrição e não mais no ano da matrícula, ou seja, podem concorrer quem tem 18 anos, no mínimo, até 32 anos, no máximo, até 31 de dezembro de 2023. A regra antiga (de ser no ano da matrícula) deixaria de fora muitos que tinham o sonho de entrar nas corporações.
A outra modificação é em relação a última etapa do concurso, o teste de aptidão física, que vai ter mudança na exigência do exercício da barra. Agora, serão cobradas 5 flexões de cotovelo na barra fixa para o masculino e 10 segundos de suspensão na barra para o feminino, reduzindo assim o número de repetições e o tempo nesta prova.
As mudanças serão divulgadas em Diário Oficial do Estado e ficarão disponíveis nos sites do IBFC e da Polícia Militar.
As inscrições começaram às 10h desta terça-feira (1º) no site. O valor cobrado é de 120 reais. O concurso é de nível médio, com remuneração inicial de R$ 4.206,87, que pode ainda ser complementada com plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções. A prova do certame será no dia 29 de outubro.
O concurso tem quatro etapas: exame intelectual, exame psicológico, exame de saúde e os testes de aptidão física, onde o candidato será submetido a provas de barra fixa, abdominal, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros e salto em altura (natação, no caso dos bombeiros).
Para a Polícia Militar, são 810 vagas para o sexo masculino e 90 para o sexo Feminino. No Corpo de Bombeiros, são 180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. 20% das vagas são para pessoas declaradas negras. Tem vagas para os 4 regionais do Estado. Os detalhes estão no item 3.2 do edital.
Compartilhe:
LUTO NO JUDICIÁRIO - Morre José Di Lorenzo Serpa, ex-desembargador do TJPB
Deputado Romero Rodrigues deixa liderança do Podemos na Câmara Federal
Cícero Lucena celebra avanços para João Pessoa em pacote do Governo ‘Paraíba 2025-2026’