Recife já está se preparando para o Carnaval 2024. A abertura da festa foi antecipada da sexta-feira para a quinta-feira, dia 8 de fevereiro, em uma decisão anunciada pela prefeitura local em coletiva de imprensa realizada no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, na manhã desta sexta-feira (10).
Entre as estrelas confirmadas para agitar o Marco Zero estão grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Ludmilla, Thiaguinho, Pitty, Luísa Sonza, Mumuzinho e Paralamas do Sucesso. Ao todo, serão 3 mil apresentações musicais, sendo 98% dos artistas de Pernambuco, conforme divulgado pela prefeitura.
Homenagens e Diversidade Cultural
O Carnaval do Recife 2024 também presta homenagens especiais. Os homenageados deste ano são a cirandeira Lia de Itamaracá, patrimônio vivo de Pernambuco, e o saudoso cantor Chico Science, um dos criadores do movimento Manguebeat, falecido em 1997.
Além das estrelas nacionais, os destaques locais incluem artistas como Alceu Valença, Lenine, Nação Zumbi e os shows Capital do Brega e Cidade do Mangue, celebrando o patrimônio imaterial e os 30 anos do Manguebeat, respectivamente.
Cerimônia Ubuntu e Outros Eventos
Com a antecipação da abertura, o Carnaval do Recife coincide agora com Olinda e Salvador. A festa será iniciada com a cerimônia Ubuntu, que inclui a lavagem da Avenida Rio Branco e o encontro dos afoxés que antecedem o Tumaraca, o encontro de nações de maracatu.
Além dos shows, o evento contará com uma diversidade de atividades, como concursos, acertos de marcha de blocos, encontros culturais e noites temáticas, totalizando 16 eventos programados.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), destacou a importância do folião e do artista para o Carnaval, afirmando: "Queremos trazer o Brasil inteiro para conhecer o maior e melhor carnaval do mundo, que é o do Recife, que sabe receber. A gente tem grandes atrações nacionais que querem estar no carnaval daqui."
Compartilhe:
Réveillon em Cabedelo terá shows nas praias de Intermares e Formosa
Marinaldo Cardoso afirma que recebeu convite para assumir cargo no governo do Estado em 2025
Saiba como deve ficar o salário mínimo em 2025 com nova regra do corte de gastos