Copa Brasil de Paraciclismo reúne cerca de 120 paratletas em João Pessoa e população aprova competição

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 28/07/2024 18:04 - 58364
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 Cerca de 120 paratletas participaram, neste domingo (28), da Copa Brasil de Paraciclismo, realizada em João Pessoa com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). A largada foi às 8h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Essa foi a última competição antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Considerado o principal torneio da modalidade no país, a competição reuniu paratletas em 13 categorias distintas.

O secretário Kaio Márcio lembrou que João Pessoa tem se tornado uma capital importante no meio desportivo. “Mais uma vez conseguimos fazer essa Copa Brasil do Paraciclismo, esse ano em especial, por ser uma competição que é seletiva para os Jogos Paralímpicos. Esse campeonato brasileiro aqui é muito importante e inclusive foi o campeonato que trouxe mais inscritos desde o primeiro ano que iniciou aqui em João Pessoa. Isso quer dizer que estamos no caminho certo, que estamos conseguindo fazer uma competição maravilhosa”, ressaltou.

O secretário adjunto, Juliano Candido pontuou a importância internacional do evento. “João Pessoa foi selecionada e escolhida para realizar o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo, um evento que tem um grau de importância a nível internacional. Tendo em vista que aqui estão os próximos paratletas que irão para a Paralimpíada de Paris agora em 2024, e um esporte totalmente inclusivo, com várias classes, então isso nos traz muita alegria, muita satisfação, realmente, em estar promovendo esse grande evento”, destacou.

E quem estava lá na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes para acompanhar a competição de perto foi a microempreendedora Eva Wilma que levou o marido Cláudio Henrique e a filha de 9 anos, Alice Erica Leôncio, que estava bem animada e contagiando os paratletas. A família aprovou a realização do torneio mais uma vez em João Pessoa.

“É interessante para ela poder ver também que existem outros esportes, que pessoas com deficiência também podem competir e não é um empecilho para a vida, se acontecer alguma coisa, a gente tem motivo para buscar. Eles são exemplos para a gente mostrar para as nossas crianças”, acrescentou Eva.

Copa Brasil de Paraciclismo – É um dos principais eventos do calendário nacional e conta com pontos válidos para o Ranking Nacional da modalidade. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Romolo Lazzaretti, coordenador técnico da Seleção Brasilieira de Paraciclismo, fez questão de enfatizar o apoio que o torneio recebe da Prefeitura de João Pessoa. “João Pessoa abraçou o paraciclismo e nós voltamos a fazer essa competição aqui. É um torneio muito importante, temos paratletas que irão para Paris este ano e o intuito é sempre promover o melhor”, falou.

Mariana Garcia competiu na categoria handbike WH3 e ficou com a medalha de ouro. Um bom sinal para quem está preparando as malas para ir às Paralimpíadas deste ano. “Meu coração está a mil. Hoje eu andei muito melhor. Estou na preparação final para Paris e estou muito animada. Gostei muito da prova hoje. Os números vão servir como parâmetro para sentir realmente como eu estou já para Paris. E ainda tem tempo para eu treinar até lá. Estou animada para representar o Brasil. E eu nunca fui para uma Paralimpíada, vai ser a primeira, e o coração está a mil mesmo”, celebrou.

Quem também festejou foi Adriano Matunaga do Triciclo MT2, campeão da prova deste domingo na sua categoria. “É sempre legal estar vindo para o Nordeste e graças a Deus deu tudo certo. Consegui defender o título de campeão brasileiro mais uma vez. Daqui por diante tem mais quatro anos para as próximas Paralimpíadas. Vou fazer mais esse ciclo aí do Parapan e quem sabe talvez as próximas Paralímpiadas”, colocou.

O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada 2024 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) e Federação Paraibana de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e FreeForce.

Texto: Nice Almeida 



Compartilhe:


Outras Notícias