DANÇA DAS CADEIRAS - Renato Martins toma posse após Raíssa Lacerda perder mandato na Câmara de João Pessoa

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 23/10/2024 12:24 - 59337
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 Renato Martins (Avante) tomou posse, nesta terça-feira (22), para o cargo de vereador na Câmara Municipal de João Pessoa. O parlamentar assume após o mandato de Raíssa Lacerda (PSB) ser cassado nessa segunda-feira (21), pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Renato deve integrar a bancada do prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena (PP), na Casa de Napoleão Laureano.

Durante a sessão ordinária, o parlamentar aproveitou o primeiro momento para agradecer os colegas de cadeira a todos os presentes. Depois, o vereador ressaltou que vai utilizar do tempo de mandato para trabalhar em prol da cidade. “Nesse momento me sinto qualificado”, disse.

Decisão

A vereadora Raíssa Lacerda  teve o seu mandado cassado na tarde desta segunda-feira, (21), pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)  por infidelidade partidária.  Na decisão, o desembargador Fábio Leandro de Alencar Cunha, concluiu que a parlamentar perdeu sua posição ao mudar de partido antes da posse como vereadora, em junho de 2024, sem apresentar justificativas legais adequadas ao Judiciário.

O processo teve como base a desfiliação de Raíssa do Partido Avante em 4 de abril de 2024, antes de sua posse definitiva como vereadora, em 7 de junho do mesmo ano. O relator destacou que a vereadora não acionou o Judiciário para justificar a mudança partidária dentro do prazo estabelecido, o que foi um dos principais pontos para a perda do mandato.

O desembargador Fábio Leandro explicou que as alegações de justa causa, que permitem a desfiliação partidária sem penalização, só são aplicáveis a detentores de mandato eletivo e não a suplentes. No caso de Raíssa Lacerda, sua migração para o PSB foi feita enquanto ela ainda era suplente do Avante, o que não configura justa causa, conforme o artigo 22A da Lei nº 9.096/95.

A decisão também ordena que o cargo de vereadora, ocupado por Raíssa, seja imediatamente transferido ao suplente Renato Martins Leitão, filiado ao Avante. O tribunal determinou um prazo de 10 dias para que a presidência da Câmara Municipal de João Pessoa efetue a posse do novo vereador.

 

Raíssa Lacerda – (Foto: Câmara Municipal de João Pessoa)

 

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • DANÇA DAS CADEIRAS - Renato Martins toma posse após Raíssa Lacerda perder mandato na Câmara de João Pessoa

  • Para Efraim Filho, oposição saiu muito maior do que entrou nas eleições deste ano, na Paraíba

  • ELEIÇÕES 2024 - Bruno destaca investimento no atendimento às crianças autistas, em Campina Grande

avançar voltar