O brasileiro Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, venceu o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo em 2024. A premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (17), em Doha, no Catar. É a primeira vez que Vini Jr. recebe o prêmio “The Best” dado pela entidade máxima do futebol.
Em seu discurso, o jogador lembrou do Flamengo, clube que o revelou, e agradeceu também aos colegas da Seleção Brasileira e do clube espanhol, onde atua desde o segundo semestre de 2018.
“Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas”.
O craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid viveu a temporada mais espetacular de sua carreira em 2023/24. Ele foi protagonista constantemente em momentos decisivos pelo Real Madrid, marcando 24 gols em 39 partidas em diversas competições.
Vini Jr. teve 48 pontos na votação, realizada por treinadores e capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Em segundo lugar ficou o espanhol Rodri, com 43 pontos. O meia inglês Jude Bellingham ficou em terceiro, com 37 pontos. Veja a lista completa no site da Fifa.
O Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo depois de 17 anos. A última vez havia sido em 2007, quando Kaká foi agraciado. É a primeira vez, no entanto, que um brasileiro é premiado durante a era The Best, premiação criada pela Fifa em 2016. Antes, a premiação tinha outro nome e chegou a ser dividia com a “Bola de Ouro”, prêmio dado pela revista francesa France Football.
Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vinicius Jr., iniciou a jornada no futebol aos seis anos, quando foi matriculado na escolinha do Flamengo. Foi nesse momento, na base do Rubro-Negro, que o menino de São Gonçalo, mesmo tão novo, já conseguiu ganhar destaque.
Aos 9 anos, Vini Jr. começou a frequentar aulas de futsal e tentou realizar um teste para a modalidade, mas, devido à sua pouca idade, não foi aprovado. No ano seguinte, foi federado pelo Flamengo, onde continuou a aprimorar suas habilidades. Aos 15 anos, ele fez parte do time que conquistou a Copa Votorantim, uma importante competição de futebol infantil no Brasil.
Com uma habilidade inegável, Vinicius Jr. rapidamente atraiu o interesse de clubes europeus. Aos 16 anos, o Flamengo firmou um contrato com o jovem talento. Graças à sua impressionante performance, em 2018, ele foi vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros, em uma das maiores transações da história do futebol brasileiro.
Compartilhe:
Padre Fabrício aconselha Hugo Motta: “Coloque seus dons à serviço do povo”
Eduardo Cunha abençoa Hugo e projeta relação do paraibano com governo Lula
Deputado Hugo Motta na Câmara reforça nossa união para 2026, diz Aguinaldo Ribeiro