Maternidade Frei Damião foi um dos destaques da formatura dos 68 profissionais de saúde dos Programas de Residência Multriprofissional, Médica e Uniprofissional da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) – um total de 15 distribuídos entre hospitais da Rede Estadual. A unidade formou a primeira turma de residência em Neonatologia, além de profissionais nas especialidades de Enfermagem Obstétrica, Endoscopia Ginecológica, residência médica em Ginecologia e Obstetrícia. A solenidade de formatura aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Jhonny Bezerra, e outras autoridades.
Segundo a diretora-geral da maternidade, Marcela Tárcia, já são 29 profissionais que concluíram suas residências na Frei Damião. “É um orgulho formar essas pessoas dentro de um serviço público que é referência de qualidade e que empenha seus esforços não apenas no cuidado, mas na assistência humanizada e acolhedora. Este ano, formamos o primeiro profissional de Neonatologia, uma especialidade que foi incluída recentemente no programa de residência do Governo do Estado e que é parte da nossa rotina como unidade de saúde materno-infantil”, afirmou, lembrando que este ano a maternidade receberá mais 12 residentes.
Uma dos nove concluintes que fizeram a residência na Maternidade Frei Damião é Raiza Xavier, agora especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Ela conta que o maior aprendizado deste período está relacionado às pessoas com as quais conviveu. “Costumo dizer que a residência é um período de muito amadurecimento, onde aprendemos com cada pessoa que passa por nós, principalmente os pacientes. É uma grande alegria concluir essa residência e posso dizer que estou realizada com a minha escolha”, contou.
A Maternidade Frei Damião recebe os profissionais dos programas de residência desde 2018. A primeira especialidade incorporada foi a de Ginecologia e Obstetrícia. Até agora, 29 profissionais se formaram passando pela unidade, outros 10 continuam cursando e mais 12 serão incluídos este ano. As vagas são direcionadas aos profissionais aprovados em processo seletivo promovido pela ESP-PB, que contempla profissionais de todas as macrorregiões da Paraíba.
Compartilhe:
Com candidatura única, Saulo Germano é eleito presidente da Câmara de Campina Grande
Lula sanciona regra que limita crescimento do salário mínimo; novo valor será R$ 1.518
João Pessoa lidera no Nordeste com maior crescimento de empregos formais, aponta Caged