Paraíba supera meta do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, mas fica abaixo nas etapas seguintes

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 15/08/2024 09:44 - 58597
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

A Paraíba obteve resultados mistos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14). Enquanto os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) registraram um avanço significativo, superando a meta estabelecida, os anos finais do fundamental (6º ao 9º ano) e o ensino médio ficaram abaixo das metas projetadas.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a Paraíba alcançou 5,7 pontos, um crescimento de 0,4 pontos em relação à meta estabelecida de 5,3 pontos. O resultado destaca o avanço da educação na primeira fase do ensino básico no estado, onde municípios como Coxixola e São Domingos do Cariri se sobressaíram, alcançando 8,2 e 8,0 pontos, respectivamente.

No entanto, o desempenho paraibano nos anos finais do ensino fundamental foi de 4,5 pontos, ficando 1,1 ponto abaixo da meta de 5,6 pontos. Municípios como Cruz do Espírito Santo e Lagoa de Dentro apresentaram os piores resultados, com notas abaixo de 3,0.

O ensino médio também apresentou desafios, com a Paraíba atingindo apenas 4,0 pontos, 0,8 pontos abaixo da meta de 4,8. Em contrapartida, cidades como Nova Palmeira e Carrapateira tiveram os melhores desempenhos, com 5,7 e 5,1 pontos, respectivamente.

Paraíba reflete cenário nacional

O cenário paraibano reflete a situação nacional, onde o Brasil conseguiu superar a meta apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, com 6,0 pontos, enquanto os anos finais e o ensino médio ficaram abaixo das metas projetadas.

O que é o Ideb?

O Ideb é um índice que mede a qualidade da educação no Brasil, utilizando dados de aprovação dos estudantes e médias de desempenho em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Criado em 2007, o indicador estabelece metas para cada estado e unidade escolar. 



Compartilhe:


Outras Notícias