Conheça os perfis dos pré-candidatos e pré-candidatas que deverão concorrer às prefeituras de municípios da Região Metropolitana de João Pessoa

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 15/07/2024 10:03 - 58225
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 Com a proximidade do início do período das convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 – que vai de 20 de julho a 5 de agosto, de acordo com o Tribunal Superior eleitoral (TSE) – os pré-candidatos a prefeito estão praticamente definidos nos municípios da Paraíba.

Na região Metropolitana de João Pessoa, que contempla as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Bayeux, Santa Rita e Conde, quase todos já colocaram seu nome a disposição da população de suas respectivas cidades. Veja o perfil dos pré-candidatos abaixo.

Vale lembrar que após as convenções, onde partidos e federações podem deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro.

Conheça o perfil dos pré-candidatos das prefeituras da Região Metropolitana de João Pessoa: 

João Pessoa

Celso Batista (PSOL)

O nome de Celso foi escolhido pelo PSOL de forma consensual entre pré-candidaturas apresentadas. Celso é Técnico Judiciário, servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, e foi primeiro suplente ao Senado nas eleições 2022. Ele já foi candidato a deputado estadual, em 2014, e candidato a vereador em 2016, em Campina Grande. E, também, já integrou a coordenação de várias campanhas do PSOL no estado.

Cícero Lucena (PP)

O atual prefeito Cícero Lucena vai tentar a reeleição este ano. Cícero nasceu em São José de Piranhas, mas se mudou muito jovem para a capital. Empresário da construção civil, fixou residência, constituiu família e assumiu funções de destaque no estado. Ele também foi governador da Paraíba, senador e chefe da Secretaria Especial de Políticas Regionais, órgão do Ministério do Planejamento. Cícero já havia sido prefeito da capital entre os anos de 1997 a 2004. 

Luciano Cartaxo (PT)

O deputado estadual Luciano Cartaxo já foi prefeito da capital paraibana por dois mandatos, governando a cidade entre 2013 e 2020, e vai tentar agora voltar à Prefeitura para um terceiro mandato. Luciano já foi também vereador, vice-governador e deputado estadual antes de assumir a Prefeitura pela primeira vez. Em 2022, voltou à Assembleia Legislativa (ALPB). Na disputa interna da legenda, levou a melhor em cima da também deputada estadual Cida Ramos (PT).

Marcelo Queiroga (PL)

O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga teve sua indicação feita pela articulação do presidente estadual do PL, Wellington Roberto. A escolha foi formalizada pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Queiroga é médico cardiologista e foi ministro da Saúde do Brasil de 23 de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022, durante o governo Bolsonaro. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 2020 a 2021. Também atua como Dirigente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, na qual já exerceu a presidência no biênio 2012/2013, sendo membro permanente do seu Conselho Consultivo.

Ruy Carneiro (Podemos)

Ruy nasceu no Rio de Janeiro, mas foi vereador de João Pessoa por duas vezes, sendo eleito pela primeira vez em 1992 e em 1996, reeleito. Em 1998 candidatou-se ao cargo de Deputado Estadual, com 20 787 votos, tornando-se o parlamentar mais jovem daquela legislatura, e em 2002 e 2006 foi reeleito. Em 2010, foi eleito deputado federal , cargo para o qual foi eleito pela segunda vez em 2018, e que atualmente exerce. Exerceu ainda por duas vezes o cargo de Secretário-Chefe do Gabinete Civil de João Pessoa na gestão do ex-prefeito Cícero Lucena e Secretário Estadual de Juventude, Esportes e Lazer na gestão Cássio Cunha Lima.

Cabedelo 

André Coutinho (Avante)

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (Avante), fez a indicação de André Coutinho (Avante), atual presidente da Câmara Municipal, como pré-candidato à prefeitura da cidade porturária. 

Wallber Virgolino (PL)

Wallber é um policial civil, professor e político brasileiro. Atualmente exerce o mandato de deputado estadual pelo estado da Paraíba. Foi eleito pela primeira vez nas eleições de 2018 ao cargo de deputado estadual e em 2020 nas eleições municipais de João Pessoa ficou em 4º lugar com 50.801 votos ao se candidatar para prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba. Nas eleições de 2022, Wallber foi eleito novamente deputado estadual pela Paraíba.

Jacqueline Monteiro (Podemos)

A ex-vereadora Jacqueline Monteiro oficializou sua filiação ao Podemos, partido pelo qual lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Cabedelo. Sua atuação como vereadora foi marcada por uma dedicação em defesa dos interesses da população cabedelense, sendo reconhecida como a vereadora mais votada da cidade.

Bayeux

Tacyana Leitão (PSB)

A atual prefeita de Bayeux Luciene Gomes  não poderá se reeleger e declarou apoio à pré-candidatura de Tacyana Leitão (PSB), esposa do deputado estadual Felipe Leitão (PSD). Além do apoio da atual prefeita Luciene , Tacyana Leitão conta com apoio do governador João Azevêdo em sua candidatura em Bayeux.

Jefferson Kita (PT)

Kita tem uma trajetória política extensa em Bayeux. Já foi vereador por dois mandatos, ex-presidente da Câmara e prefeito interino após a cassação de Berg Lima. Kita aparece como um dos principais nomes da oposição e tem apoio do deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) e do deputado estadual João Gonçalves (PSB).

Sara Cabral (MDB)

Sara já foi prefeita de Bayeux entre 2002 e 2004, na época pelo PTB, tendo assumido o posto com a cassação do mandato de Expedito Pereira pela Justiça Eleitoral e é atualmente pré-candidata. No entanto, em 2012, a ex-prefeita foi considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para disputar as eleições, já que tinha contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

Glicério Feitosa (Novo)

Outro nome que aparece na oposição é o do empresário e advogado Glicério Feitosa. Natural de Parambu-CE, Glicério é estreante na política. 

Luciano do Impacto Som (Avante)

O empresário Luciano Cabral, mais conhecido como Luciano Impacto Som, foi o vereador mais votado em Bayeux nas eleições passadas. Luciano é aliado do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, e da sua esposa e deputada estadual, Jane Panta, e pode ser apoiado como candidato do grupo. Nas eleições do ano passado, o vereador conseguiu entregar mais de quatro mil votos à Jane Panta em Bayeux, que ficou atrás apenas do deputado estadual Felipe Leitão (PSD), candidato apoiado pela prefeita Luciene Gomes (PDT).

Santa Rita 

Jackson Alvino (PP)

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PP), escolheu o nome do vereador Jackson Alvino como pré-candidato a prefeito que irá concorrer nas eleições deste ano pelo seu grupo político. Ele é presidente da Câmara Municipal de Santa Rita.

Nilvan Ferreira (Republicanos)

Nilvan é radialista e é natural de Cajazeiras. Em 2020, participou pela primeira vez de uma eleição, pelo MDB, disputando a prefeitura de João Pessoa. Foi para o segundo turno, mas não conseguiu se eleger. Em 2021 foi para o PTB. Mas, depois de uma intervenção no partido, filiou-se ao Partido Liberal, o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O comunicador era pré-candidato a prefeito de João Pessoa, mas desistiu. Apesar de ter o nome competitivo, o PL escolheu outro nome para disputa, o do ex-ministro Marcelo Queiroga. Após o imbróglio,  Nilvan Ferreira confirmou sua filiação ao Republicanos, partido dirigido pelo deputado federal Hugo Motta, e pelo qual disputará a prefeitura da terra dos canaviais.

Pedrito Gomes (Solidariedade)

O ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo e suplente de deputado estadual, Pedrito Gomes, decidiu ser pré-candidato em Santa Rita tendo em vista que é uma das principais lideranças políticas da região, onde obteve uma expressiva votação nas eleições de 2022 como candidato a deputado estadual pelo União Brasil.
 
Biló Severino (PT)
 
Biló é presidente municipal do PT de Santa Rita. 

Dr. Jodson Júnior (PSOL) 

O médico foi oficializado pré-candidato pela prefeitura de Santa Rita no mês passado pelo presidente municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e da federação PSOL-REDE SUSTENTABILIDADE.

Ivonete Barros (PP)

Ivonte é vereadora da cidade de Santa Rita.

Nicola Lomonaco (PCdoB)

O empresário Nicola Lomonaco, conhecido em Santa Rita como ‘Nicola a Voz do Povo’, teve sua filiação oficializada ao PCdoB pelo presidente municipal da legenda, Zé Gotinha, e abonada pelo secretário de organização da sigla, Edval Gomes.

Conde 

Karla Pimentel (PP)

 

Karla é advogada e foi eleita em 2020 prefeita do Conde com 6.794 votos no total. A candidata derrotou a ex-prefeita Marcia Lucena (PT). Karla, que agora busca a reeleição, está filiada ao Progressistas. 

Aluísio Régis Filho (PSDB)

Lucena 

Marcelo Monteiro (PSB)

Monteiro foi prefeito de Lucena por dois mandatos e agora tenta uma nova eleição para comandar o município. Marcelo tem o apoio do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), na disputa. 

Leo Bandeira (MDB)

Leo Bandeira, que tenta a reeleição neste ano, é empresário e foi eleito prefeito de Lucena em 2020 com 5.148 votos no total. 



Compartilhe:


Outras Notícias