O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) iniciou a instalação de uma rede de Wi-Fi rápida, segura e gratuita para utilização por usuários e servidores da instituição. A tecnologia deve estar em pleno funcionamento até julho deste ano. Inicialmente, serão contemplados pacientes e acompanhantes das unidades de internação, como clínicas médicas e Unidade de Terapia Intensiva, além de colaboradores da área administrativa.
Com a disponibilização do acesso à internet móvel, os pacientes que muitas vezes passam semanas ou até meses internados, além de seus acompanhantes, vão poder usufruir do recurso através de seus próprios dispositivos, como celulares, notebooks e tablets. A rede também se destina aos funcionários que atuam nos setores do corredor administrativo do hospital, para facilitar a comunicação interpessoal e agilizar os processos de trabalho, e também contempla estudantes durante as atividades acadêmicas realizadas no hospital-escola da UFPB.
O Wi-Fi vai proporcionar benefícios para os pacientes, impactando inclusive na qualidade de vida. Um exemplo de projetos que podem ser impulsionados com a instalação da rede são as visitas virtuais nas clínicas como a pediatria, unidade de cirurgia geral e unidade de clínica médica. “Com a disponibilização da rede Wi-Fi para pacientes, buscamos viabilizar acesso a videochamadas, facilitando as visitas virtuais. Essa é uma tentativa de tornar mais humana a estadia dos pacientes internados no HULW”, afirmou o chefe do Setor de Gestão, Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), Samyr Delfino.
O HULW adquiriu 32 Access Points (sendo 12 para uso pelo SGPTI e 20 para utilização pela Gerência de Ensino e Pesquisa), principal requisito para implantação de rede WI-FI. Segundo Samyr, a rede sem fio facilitará a escalabilidade da infraestrutura de rede de dados do hospital, além de viabilizar acesso via dispositivos móveis a sistemas corporativos da área assistencial e administrativa.
“Com a rede Wi-Fi institucional instalada vamos facilitar a comunicação no hospital mediante dispositivos móveis. Outro benefício é a substituição de equipamentos de uso doméstico, com baixo desempenho, por equipamentos de uso corporativo, o que eleva a performance da rede além de minimizar as quedas na disponibilidade dos sistemas disponíveis da internet ou na intranet”, explicou.
Como acessar – Para ter acesso à tecnologia, os colaboradores vão precisar usar as credenciais que utilizam para acessar os computadores nos locais de trabalho, e-mail institucional e SEI (mesmos usuários e senhas). “Para acompanhantes e pacientes, o SGPTI está desenvolvendo uma estratégia de login para possibilitar esse acesso, porém, priorizando a segurança e o desempenho da nossa infraestrutura”, enfatizou Samyr Delfino.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Leia mais notícias no Portal 1001 Notícias. Acesse: www.1001noticias.com.br
http://www.1001noticiasfm.com/
http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/
Siga nossas páginas no Youtube, Facebook, Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/
Roberto Noticia - Jornalista - DRT 4511/88
@1001noticias.com.br - @jornalismo - @noticia - @robertonoticia
Compartilhe:
Padre Fabrício aconselha Hugo Motta: “Coloque seus dons à serviço do povo”
Eduardo Cunha abençoa Hugo e projeta relação do paraibano com governo Lula
Deputado Hugo Motta na Câmara reforça nossa união para 2026, diz Aguinaldo Ribeiro