O WhatsApp testa vários recursos antes de implementá-los na versão final do aplicativo. Somente neste primeiro semestre de 2024, foram descobertos experimentos relacionados à segurança, integração com outros aplicativos de mensagem e funções úteis para o dia a dia dos usuários. Além disso, transcrição de áudio no app e a criação de uma pasta com chats favoritos estão entre as supostas novidades. Confira, a seguir, cinco funções em teste no WhatsApp, o que se sabe sobre o desenvolvimento desses recursos e seu possível lançamento para os usuários finais.
1. Bloqueio de conversas com senhas na versão Web
O recurso de trancar conversas do WhatsApp, disponível desde 2023 nos aplicativos do mensageiro para Android e iPhone (iOS), começou a ser testado na versão Web no final de janeiro deste ano, mas até agora não foi lançado. A função permite esconder chats específicos em uma pasta separada, acessada somente com desbloqueio via biometria ou código secreto, dando mais privacidade ao proprietário da conta.
Em uma imagem de testes revelada pelo site WABetaInfo, o recurso poderia ser acessado no PC por meio de um ícone de cadeado localizado em uma barra de atalhos posicionada no canto esquerdo da tela — o que também indicaria um novo layout futuro que agruparia os ícones do app na versão para desktop. Ainda não há, porém, mais novidades sobre o possível lançamento da função.
2. Integração com outros aplicativos de mensagens
Também no final de janeiro deste ano, o WhatsApp começou a testar uma possível integração com outros mensageiros no app, o que poderá abrir espaço para acessar mensagens de Telegram e Discord, por exemplo. A medida é um dos esforços da Meta para cumprir uma recomendação da Lei dos Mercados Digitais da União Europeia (UE), que determina a capacidade de trocar mensagens mesmo sem uma conta em um dos apps, possibilitando uma comunicação mais ampla e diversificada.
Nos prints dos experimentos, encontrados na versão para iPhone, é possível ver uma seção chamada “Bate-papos de terceiros” localizada acima da aba de “Arquivadas”, na página inicial do mensageiro. Contudo, ainda não há novos avanços na função. Não se sabe, no entanto, se a opção estará disponível somente na Europa — para cumprir a determinação da UE — ou se será ampliada para outros mercados.
3. Aba exclusiva para contatos favoritos
Em fevereiro de 2024, prints mostraram que o WhatsApp estava testando diferentes possibilidades para a opção de filtrar mensagens na página inicial, liberada no mês passado nas versões para celular e Web. Atualmente os filtros estão limitados às guias “Tudo”, “Não Lidas” e “Grupos”. Contudo, o experimento divulgado pelo WABetaInfo mostra que o usuário poderá acessar uma aba que reúne somente chats “favoritos”, selecionados manualmente pelo proprietário da conta para aparecer naquele ambiente, sem precisar pesquisar pelos contatos. Ainda não se sabe se a empresa vai liberar uma atualização para um recurso tão novo no app.
4. Transcrição de áudio no Android
Um dos recursos mais aguardados pelos usuários foi encontrado em fase experimental no WhatsApp para Android no mês de março: a transcrição de áudios. A função transforma as mensagens de voz recebidas nas conversas em textos escritos automaticamente, eliminando a necessidade de ouvir cada arquivo. Os códigos de desenvolvimento da função encontrados pelos engenheiros mostram que as transcrições dos sons seriam criptografadas de ponta a ponta, mantendo a privacidade das conversas.
Esse recurso, vale lembrar, já foi testado no WhatsApp para iPhone em fevereiro de 2023 e chegou a ser liberado para testadores da versão beta no mês de maio do ano passado. Mais de um ano depois, porém, a funcionalidade ainda não virou realidade em nenhuma das plataformas de maneira oficial.
Compartilhe:
LUTO NO JUDICIÁRIO - Morre José Di Lorenzo Serpa, ex-desembargador do TJPB
Deputado Romero Rodrigues deixa liderança do Podemos na Câmara Federal
Cícero Lucena celebra avanços para João Pessoa em pacote do Governo ‘Paraíba 2025-2026’