ELEIÇÕES 2022 - Zé Dirceu articula palanque de Lula na Paraíba e candidatura de Veneziano ao governo em composição com Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo

 EXCLUSIVO  -  O ex-ministro José Dirceu, condenado pelo STF no escândalo do Mensalão durante o primeiro governo Lula e que está na Paraíba desde a última segunda-feira (3), tenta ‘costurar’ um acordo entre o ex-governador Ricardo Coutinho, o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, ambos também do PT, e o senador Veneziano Vital do Rego, do MDB. Dirceu teve reuniões os três políticos paraibanos e, na pauta, as eleição de outubro, a disputa pela Presidência da República e a conjuntura local.

O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), José Dirceu, se reuniu na noite dessa quarta-feira (5), com o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), e com o presidente do diretório estadual do PT, Jackson Macêdo, em João Pessoa.

Quem também teve encontro com o ex-ministro de Lula foi o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB). A informação foi confirmada pelo jornalista Luís Tôrres durante o programa Arapuan Verdade desta quarta. Os detalhes da reunião, porém, não foram revelados pelo senador.

No caso de Veneziano, que tem seu nome especulado como candidato ao Governo do Estado, a reunião pode ter ocorrido para selar o apoio do ex-presidente Lula nessa disputa. O senador não confirmou a informação, porém, apontou o final deste mês como prazo máximo para deliberar candidatura ou não.

Informações de bastidores dão conta de uma composição com Veneziano candidato ao governo, Cartaxo na vice e Ricardo ao Senado, contudo, caso não seja possível em virtude da inelegibilidade do ex-governador, a chapa poderia ter na vice Amanda Rodrigues, mulher de Coutinho, e Cartaxo ao Senado, tendo Lígia na primeira suplência.

Dirceu, que foi solto graças a uma decisão recente do STF, voltou à cena e tem sido um dos homens fortes do PT, tendo carta branca do ex-presidente Lula para articular o palanque de 2022.

Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88

 

NADA DEFINIDO - Senador Veneziano nega ter anunciado candidatura ao Governo, mas afirma interesse do MDB de estar na majoritária em 2022 e conversa com João Azevêdo

O senador Veneziano Vital do Rêgo revelou nesta terça-feira (28), mais uma vez, que não assumiu publicamente a condição de pré-candidato ao Governo, como especulado, embora tenha repetido o interesse real do MDB de disputar a majoritária em 2022. Ele revelou que conversou pela segunda vez por telefone com o governador João Azevêdo (Cidadania) se dispondo a novo encontro, agora pessoal.

– Toda vez que dizemos do interesse do MDB de participar da disputa majoritária e em admitindo que nosso nome esteja à disposição, logo pelos interesses variados surge a interpretação de que serei candidato, algo que não assumi em nenhum lugar – argumentou.


Veneziano revelou ainda que conversou com o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo sobre conjunto quando de sua filiação no PT, mas não manteve entendimentos com o ex-governador Ricardo Coutinho até agora.

Em uma entrevista à rádio bandnews Fm Manaíra na manhã desta terça-feira (28), o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) admitiu que poderá disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2022. Veneziano afirmou que vai reunir a militância em janeiro para tratar do assunto.

 

O Senador ainda contou que conversou sobre o assunto recentemente, em Brasília, com o presidente do MDB nacional, Baleia Rossi, e outros integrantes do partido. “Então, há essa possibilidade”, reforçou.

 

“Imagino que os companheiros desejam, até o final de janeiro, ter essa definição”, completou o senador.

Ouça:

Tocador de áudio

 
00:00
 
00:00

 

Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88  

Bruno Cunha Lima aponta Pedro como capitão do processo para atrair aliados, mas avisa que se puder contribuir, o fará

 “Se eu puder contribuir para trazer Efraim para esta composição, assim como PSC, PL, PTB e PP eu vou fazer”. A declaração é do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), ao se colocar à disposição para tentar atrair mais parceiros em torno da candidatura do Pedro Cunha Lima (PSDB) na disputa pelo Governo da Paraíba, em 2022, incluindo figuras que hoje estão na base do governador João, como é o caso de Efraim Filho (DEM).

“Falando politicamente eu tenho uma relação com Efraim de muito respeito, sou um reconhecedor dos esforços que ele tem feito no sentido de pavimentar uma candidatura e sei o quanto a dedicação do candidato contribui, mas quanto à composição de chapa esse vai ser um processo articulado por Pedro que é o candidato, mas seu eu puder contribuir com o fortalecimento da chapa, fazendo alguma movimentação ou dialogando com as pessoas com que eu tenha mais convívio eu vou falar e Efraim é um deles, se eu puder contribuir para trazer mais apoios, eu vou fazer”, pontuou.

De acordo com o prefeito, apesar de alguns desses políticos estarem hoje em outro campo, ele sempre manteve uma boa harmonia com todos, já que na hora de buscar soluções para Campina ele não olha ficha de filiação.

“Na hora de arrumar solução a gente não tem que procurar qual é a ficha de filiação. Eu disse que iria bater na porta de todo mundo”, emendou.

Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88  

Deputada Camila Toscano diz que pré-candidatura de Pedro é a nova realidade que começa a ser plantada na Paraíba

 A deputada estadual Camila Toscano abriu a coletiva do PSDB da Paraíba para anunciar o nome do presidente estadual da legenda, Pedro Cunha Lima, como pré-candidato do partido na corrida ao Governo do Estado nas Eleições 2022.

Durante o anúncio, Camila afirmou que o lançamento do nome de Pedro orgulha e é uma “nova realidade que começa a ser plantada” na Paraíba.

O comentário foi registrado nesta segunda-feira (20) pelo Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa.

Estiveram presentes ao lançamento da pré-candidatura de Pedro Cunha Lima compondo a mesa, o suplente de deputado federal do PSDB, Rafafá, os deputados estaduais Camila Toscano e Tovar Correia Lima, o deputado federal Ruy Carneiro, a prefeita de Alagoinha Maria de Zé Roberto e o prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima. Também estiveram no local o presidente do PSD de Campina Grande, o irmão de Pedro, Diogo Cunha Lima e o prefeito de Guarabira Marcos Diogo, ex-senador Carlos Dunga e o ex-deputado Dunga Filho.

Confira o áudio:

Tocador de áudio

 

Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88  

Presidente do PT na Paraíba diz que Lula deve desembarcar em Janeiro no estado e quer uma definição do senador Veneziano

 EXCLUSIVO  -  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar na Paraíba em janeiro de 2022. A informação foi revelada com pelo presidente estadual da legenda, Jackson Macêdo, ao programa 60 Minutos, na noite de sexta-feira (17).

Segundo Jackson Macêdo, houve um entendimento entre ele e a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, onde ficou pré-definido que Lula deve visitar os estados da Paraíba, Sergipe e Alagoas na primeira quinzena de janeiro.

“Conversei ontem com a presidente Gleise e o presidente Lula já tinha chegado da Argentina, também fez viagem à Europa, está muito cansado e vai tirar o resto dos dias de dezembro para descansar”, disse.

 

“Mas ela me prometeu que, assim que a agenda estiver reestabelecida, no começo de janeiro ele vai visitar os três estados que não esteve no Nordeste; Paraíba, Sergipe e Alagoas. Na primeira quinzena de janeiro teremos o presidente Lula aqui no Estado”, afirmou.

Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88