Sem medo de ser feliz, o Congresso legisla em causa própria

 Na calada da noite, Câmara pode aprovar anistia aos partidos políticos e benefícios para candidatos em eleições futuras

A Câmara dos Deputados (foto) pode aprovar na calada da noite, na quarta-feira (13), uma ampla anistia aos partidos que descumpriram as regras de cotas para negros e mulheres nas últimas eleições. Políticos se autoanistiam por descumprir regras que eles mesmos criaram.

No mesmo embalo, devem ser aprovadas medidas para facilitar a vida de candidatos e dirigentes partidários em pleitos futuros. Políticos legislam em causa própria.

Com exceção de partidos menores, como Rede e PSOL, todas as legendas estão juntas nessa.

Não há muito o que comentar. O Congresso se comporta como sempre. Não está nem aí. Sabe que os riscos de aprovar uma lei tão descarada neste momento são baixos. As próximas disputas para a Câmara e o Senado estão muito distantes, só acontecem em 2026. É improvável que até lá qualquer estigma fique colado à imagem deste ou daquele parlamentar, a ponto de interferir de maneira decisiva nas suas chances de reeleição.

Mas esse tipo de coisa deixa uma marca na memória coletiva. E depois as excelências se surpreendem quando um “sentimento antipolítica” procura caminhos para se expressar.

Receba notícias do  Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfbDkY

INSTAGRAM - https://www.instagram.com/portal1001noticias/?hl=pt-br

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

Em Brasília, Governador João Azevêdo participa de reunião com bancada federal

 O governador Joao Azevêdo (PSB) se reuniu com a bancada federal paraibana, na noite desta quarta-feira (30). Na pauta, a discussão de novos recursos para o Estado, o repasse do FPM para os municípios e a redistribuição de vagas de deputado federais da Paraíba.

Estão presentes na reunião, os senadores Efraim Filho, Daniella Ribeiro e os deputados federais, cabo Gilberto, Damião Feliciano, coordenador da bancada, Romero Rodrigues, Mersinho Lucena, Murilo Galdino, Gervasio Maia, Hugo Motta e Wilson Santiago.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

 

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

Prefeito de Gurinhém deixa o MDB e se filia ao PSB, que chega a 73 gestores

 O prefeito de Gurinhém, Tarcísio Saulo de Paiva, anunciou hoje que está deixando o MDB do senador Veneziano Vital, para se filiar ao PSB do governador João Azevedo. A articulação para o ingresso do prefeito a legenda foi feita pelo chefe de gabinete do Governo da Paraíba, Ronaldo Guerra.

Eleito pelo PDT em 2020, Tarcisio havia assinado a ficha de filiação ao MDB no início do mês de março, em encontro com Veneziano em Brasília. No entanto, a passagem do gestor pelos quadros do partido durou pouco tempo.

 

“É com satisfação que recebemos a filiação do companheiro Tarcísio nos quadros do PSB, reforçando ainda mais a legenda para as eleições do próximo ano. Já estamos presentes em quase 200 municípios paraibanos e com esta nova adesão chegamos a 73 prefeitos“, informou Ronaldo Guerra.

 

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfbDkY

INSTAGRAM - https://www.instagram.com/portal1001noticias/?hl=pt-br

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

Adriano Galdino volta a defender candidatura de João ao Senado e abre portas do Republicanos para que governador presida sigla

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, do partido Republicano, expressou seu apoio fervoroso à possível candidatura do atual governador do estado, João Azevêdo, ao Senado nas eleições de 2026. Além disso, Galdino ofereceu as portas do Republicanos para que Azevêdo possa assumir a presidência do partido na Paraíba.

Durante a entrevista, Galdino destacou a importância da decisão que se apresenta para João Azevêdo: “Passam a consulta: é que João continue no governo ou que deve disputar o Senado? Eu digo que João deve disputar o Senado.” Galdino pontuou que a possível candidatura do socialista ao Senado requer um fortalecimento político, bem como a necessidade de encontrar um partido político adequado para dar suporte à empreitada.

 

O presidente da ALPB ressaltou que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) seria uma escolha natural para João, dado seu histórico político e alinhamento ideológico. No entanto, Galdino mencionou que o partido Republicano também está aberto a receber o governador. “Já está aqui o convite feito a ele para assumir a presidência do partido na Paraíba”, declarou Galdino.

O presidente da ALPB refletiu sobre a importância de João possuir um partido sólido para sustentar sua candidatura ao Senado. “Mais do que vacina é isso que ele fala. Tem que se vacinar. Mas, você entende, para ele ter um político da estatura do governador João, tem que ter um partido político”, afirmou Galdino.

Galdino também fez questão de mencionar exemplos de políticos que alcançaram sucesso graças ao apoio de seus respectivos partidos, como Aguinaldo Ribeiro e o PP, além do exemplo de sucesso do partido Republicano. Ele argumentou que um partido forte é essencial para que João alcance seus objetivos políticos.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

 

 

Deputado Murilo Galdino comemora pacote de obras do PAC e inclusão de Adutora do Pajeú

 O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) comemorou o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o anúncio do pacote de obras do nesta sexta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No total, o programa vai investir R$ 36,8 bilhões em obras e ações na Paraíba, contemplando uma de suas lutas desde o início do mandato pela Adutora do Pajeú.


“O novo PAC é uma conquista para o nosso país e que contempla a Paraíba com obras estruturantes e nisto destacamos o empenho do governador João Azevêdo. Estamos muito muito felizes porque vamos colher os frutos que beneficiarão tantos municípios. Em relação à adutora do Pajeú minha satisfação é ainda maior pela luta do nosso mandato junto ao governo federal através da entrega do projeto ao presidente Lula em mãos. Neste momento temos a certeza de que o crescimento do país será retomado”.

Das doze obras estruturantes pleiteadas pelo governador João Azevêdo ao governo federal, onze foram atendidas pelo presidente Lula, dentre eles a construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão; o projeto para a construção do terceiro eixo da Transposição do São Francisco, o Ramal Piancó, continuidade das obras de triplicação da BR-230, a duplicação da BR-230 de Campina Grande à Praça do Meio do Mundo; entre outros.

A adutora do Pajeú representará a redenção hídrica para os municípios de Imaculada, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Cacimbas, Água Branca, Mãe D’Água, Juru e principalmente Teixeira, Maturéia e Desterro, que atualmente enfrentam colapso total do abastecimento. 

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80