Adriano Galdino classifica como ‘desastrosa’ fala de João Azevêdo sobre candidatura de Lucas Ribeiro: “Repudio”

 O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), expressou insatisfação com a recente declaração do governador João Azevêdo (PSB) sobre o cenário político para as eleições de 2026. Durante entrevista ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan, Galdino classificou como “desastrosa” a fala de João, que apontou o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como seu sucessor natural.

Para Adriano, a declaração do governador foi uma tentativa de impor uma candidatura sem consulta prévia aos aliados da base governista. “João não tem procuração para falar por mim ou pelos demais deputados que defendem outra alternativa, incluindo minha própria candidatura”, afirmou Galdino.

O presidente da ALPB reconheceu o potencial de Lucas Ribeiro, mas reiterou que não desistirá de sua postulação ao governo. Ele pediu que seja demonstrada a “musculatura” política de Ribeiro antes de se tomar qualquer decisão. “Se for necessário, baterei chapa com Lucas”, declarou.

Adriano também criticou o que considerou uma antecipação desnecessária do processo sucessório, sugerindo que João Azevêdo tenha colocado seus interesses pessoais acima da unidade do grupo político. Segundo Galdino, essa postura pode enfraquecer o governador em uma eventual disputa ao Senado, especialmente diante de nomes como a senadora Daniella Ribeiro (PSD), que deve buscar a reeleição, e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que pode surgir como forte candidato da oposição.

presidente encerrou sua fala demonstrando indignação e pedindo uma revisão da postura política do governador para evitar um racha no grupo governista.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

 

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

Deusdete volta atrás e admite possibilidade de concorrer ao governo do Estado em 2026

 O secretario Executivo da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do Governo do Estado da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), voltou atrás e reafirmou a possibilidade, nesta segunda-feira (13), de disputar uma vaga majoritária nas eleições de 2026.

No entanto, Deusdete destacou que isso só ocorreria caso o governador João Azevêdo (PSB) resolva ficar no cargo até o fim do mandato.

“Caso o governador decida por não ser candidato ao Senado, por exemplo, e ficar a frente do governo até o final do mandato, ele vai ter como primeira opção um nome do partido e eu já coloquei meu nome como uma possibilidade, mas deixando claro que essa decisão depende do governador e do conjunto de forças aliadas que estão compondo essa grande unidade”, disse.

“A gente percebe um desejo natural do governador de ser senador e pra isso, caso seja essa sua decisão, vai ter que dialogar com PP, Republicanos e PSD”, completou.

No início deste mês, Deusdete declarou que não seria pré-candidato ao governo do estado em 2026 e disse que o foco é o cumprimento das metas da gestão atual. “Eu não sou candidato a governador, deixando bem claro”, disse ele, em entrevista à imprensa paraibana.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

Bolsonaro aposta em Flávio para 2026 e planeja Carlos no Senado

  Entre os filhos de Jair Bolsonaro, a nova estratégia política aponta para o senador Flávio Bolsonaro como possível sucessor do pai na corrida presidencial de 2026, caso o ex-presidente esteja inelegível. Segundo aliados próximos, o plano do ex-capitão inclui também lançar a candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado.

Atualmente vereador mais votado do Rio de Janeiro, Carlos teria grandes chances de conquistar uma vaga no Senado, consolidando o plano de distribuir os filhos em posições estratégicas: Flávio (01) na presidência, Carlos (02) no Senado e Eduardo (03) na Câmara dos Deputados.

No entanto, a estratégia pode enfrentar desafios internos. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, terceiro filho, também teria interesse em disputar a sucessão do pai, o que pode gerar tensões dentro do clã político. A movimentação entre os irmãos promete ser um dos pontos de atenção na construção do cenário eleitoral para 2026.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

Senador Efraim Filho admite que a oposição pode disputar eleições com duas chapas em 2026

 O senador Efraim Filho (União), avaliou, em entrevista à imprensa como positivas as movimentações do bloco da oposição ao Governo da Paraíba. Para Efraim, a união da oposição é um passo importante, mas a definição do candidato deverá ocorrer de forma estratégica, com o bloco podendo admitir até duas chapas.

“Essa oposição pode sair com duas chapas, como aconteceu em João Pessoa, como aconteceu em Campina Grande, mas pode acontecer também de sair uma chapa única, unida”, declarou.

De acordo com o parlamentar, a aliança construída pela oposição colocou o bloco em uma posição vantajosa para o pleito de 2026.

“O maior desafio é conseguirmos consolidar a melhor chapa, o melhor nome para poder vencer as eleições. Acho que largamos na frente, conseguimos fazer um movimento que pegou o governo de surpresa, deixou o governo desnorteado, até sem saber como responder”, afirmou Efraim.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

 

Hugo Motta se reúne com Lula em meio a tensões sobre as emendas parlamentares

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) para uma conversa, nesta sexta-feira (27), na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência. Motta é apontado como o favorito para suceder Lira na presidência da Câmara dos Deputados a partir de fevereiro de 2025.

O encontro ocorreu em meio a tensões sobre as emendas parlamentares, em especial as de comissão (RP8), que foram recentemente alvo de bloqueio por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

Auxiliares informaram que não houve uma pauta específica no encontro. O objetivo foi estreitar a relação entre Lula e o provável próximo presidente da Câmara, marcando o início de uma articulação mais próxima para o próximo ano legislativo.

A meta do presidente ao encontrar Motta foi evitar que a situação conflituosa do Legislativo com o Judiciário prejudique o andamento das pautas do Planalto, principalmente a aprovação do Orçamento de 2025, que ficou pendente de aprovação para o início do próximo ano. O comprometimento das pautas prioritárias por causa da crise dos Poderes é a maior preocupação do Executivo.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80