Prefeito de Gurinhém deixa o MDB e se filia ao PSB, que chega a 73 gestores

 O prefeito de Gurinhém, Tarcísio Saulo de Paiva, anunciou hoje que está deixando o MDB do senador Veneziano Vital, para se filiar ao PSB do governador João Azevedo. A articulação para o ingresso do prefeito a legenda foi feita pelo chefe de gabinete do Governo da Paraíba, Ronaldo Guerra.

Eleito pelo PDT em 2020, Tarcisio havia assinado a ficha de filiação ao MDB no início do mês de março, em encontro com Veneziano em Brasília. No entanto, a passagem do gestor pelos quadros do partido durou pouco tempo.

 

“É com satisfação que recebemos a filiação do companheiro Tarcísio nos quadros do PSB, reforçando ainda mais a legenda para as eleições do próximo ano. Já estamos presentes em quase 200 municípios paraibanos e com esta nova adesão chegamos a 73 prefeitos“, informou Ronaldo Guerra.

 

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfbDkY

INSTAGRAM - https://www.instagram.com/portal1001noticias/?hl=pt-br

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

Adriano Galdino volta a defender candidatura de João ao Senado e abre portas do Republicanos para que governador presida sigla

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, do partido Republicano, expressou seu apoio fervoroso à possível candidatura do atual governador do estado, João Azevêdo, ao Senado nas eleições de 2026. Além disso, Galdino ofereceu as portas do Republicanos para que Azevêdo possa assumir a presidência do partido na Paraíba.

Durante a entrevista, Galdino destacou a importância da decisão que se apresenta para João Azevêdo: “Passam a consulta: é que João continue no governo ou que deve disputar o Senado? Eu digo que João deve disputar o Senado.” Galdino pontuou que a possível candidatura do socialista ao Senado requer um fortalecimento político, bem como a necessidade de encontrar um partido político adequado para dar suporte à empreitada.

 

O presidente da ALPB ressaltou que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) seria uma escolha natural para João, dado seu histórico político e alinhamento ideológico. No entanto, Galdino mencionou que o partido Republicano também está aberto a receber o governador. “Já está aqui o convite feito a ele para assumir a presidência do partido na Paraíba”, declarou Galdino.

O presidente da ALPB refletiu sobre a importância de João possuir um partido sólido para sustentar sua candidatura ao Senado. “Mais do que vacina é isso que ele fala. Tem que se vacinar. Mas, você entende, para ele ter um político da estatura do governador João, tem que ter um partido político”, afirmou Galdino.

Galdino também fez questão de mencionar exemplos de políticos que alcançaram sucesso graças ao apoio de seus respectivos partidos, como Aguinaldo Ribeiro e o PP, além do exemplo de sucesso do partido Republicano. Ele argumentou que um partido forte é essencial para que João alcance seus objetivos políticos.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

 

 

Deputado Murilo Galdino comemora pacote de obras do PAC e inclusão de Adutora do Pajeú

 O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) comemorou o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o anúncio do pacote de obras do nesta sexta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No total, o programa vai investir R$ 36,8 bilhões em obras e ações na Paraíba, contemplando uma de suas lutas desde o início do mandato pela Adutora do Pajeú.


“O novo PAC é uma conquista para o nosso país e que contempla a Paraíba com obras estruturantes e nisto destacamos o empenho do governador João Azevêdo. Estamos muito muito felizes porque vamos colher os frutos que beneficiarão tantos municípios. Em relação à adutora do Pajeú minha satisfação é ainda maior pela luta do nosso mandato junto ao governo federal através da entrega do projeto ao presidente Lula em mãos. Neste momento temos a certeza de que o crescimento do país será retomado”.

Das doze obras estruturantes pleiteadas pelo governador João Azevêdo ao governo federal, onze foram atendidas pelo presidente Lula, dentre eles a construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão; o projeto para a construção do terceiro eixo da Transposição do São Francisco, o Ramal Piancó, continuidade das obras de triplicação da BR-230, a duplicação da BR-230 de Campina Grande à Praça do Meio do Mundo; entre outros.

A adutora do Pajeú representará a redenção hídrica para os municípios de Imaculada, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Cacimbas, Água Branca, Mãe D’Água, Juru e principalmente Teixeira, Maturéia e Desterro, que atualmente enfrentam colapso total do abastecimento. 

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

Pedro Cunha Lima é contratado pela Unesco para prestar consultoria ao MEC

 O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) foi contratado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesc0), agência especializada da ONU, para atuar prestando consultoria junto ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo apurou o blog Agenda Política, a atuação do ex-parlamentar já teve início e tem como foco acompanhar o programa de alfabetização do MEC, fazendo diagnóstico de possíveis aprimoramentos, encontrando gargalos na área e apontando caminhos para o aperfeiçoamento da área.

Pedro, inclusive, vai participar de uma reunião para debater o assunto na próxima semana.

Pedro Cunha Lima exerceu a função de presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados até março de 2021. Na época, o Congresso votou a aprovação do Novo Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). No novo Fundeb, a contribuição da União vai aumentar gradativamente até atingir o percentual de 23% dos recursos na área de educação que formarão o fundo em 2026.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80

ALPB aprova projeto que isenta municípios de apresentar certidões negativas em convênios com o Estado

 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (08), Projeto de Lei, de autoria do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, que isenta os municípios paraibanos de até 50 mil habitantes de apresentarem certidões negativas necessárias para firmar convênios com o Estado da Paraíba.

Apresentado durante sessão ordinária desta terça-feira, o PL 756/2023  recebeu a subscrição de todos os parlamentares presentes na sessão. A Proposta especifica que a inadimplência desses municípios, identificada em cadastros ou sistema de informações financeiras, contábeis e fiscal, não impede a assinatura de convênios e o recebimento de transferência dos respectivos recursos financeiros, enquanto a pendência não for definitivamente resolvida.

“A população não deve ser impedida de celebrar e receber os recursos de convênios e parcerias. As prefeituras não devem enfrentar os efeitos negativos resultantes da suspensão das transferências de recursos federais devido à sua inadimplência. Isso ocorre em casos nos quais irregularidades foram praticadas por gestores anteriores. No entanto, se a administração atual puder comprovar que tomou medidas para corrigir a situação, as consequências negativas não deveriam ser aplicadas”, argumentou Galdino.

A deputada Silvia Benjamin parabenizou a iniciativa do presidente Adriano Galdino e acrescentou que o PL “vai beneficiar cerca de 90% das cidades paraibanas”.

Fissura labiopalatina

Os deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei 464/2023, de autoria do deputado João Gonçalves, determinando que hospitais, maternidades, clínicas médicas e congêneres, públicos e privados, realizem notificação compulsória à Secretaria de Estado da Saúde sobre o nascimento de crianças com fissura lábio palatal no prazo de 48h.

“Com esse projeto a gente vai procurar aproximar todo o segmento de saúde para notificar e, a partir daí, a gente ter a medida certa e desenvolver ações de saúde visando àqueles que nasceram com essa fissura”, explicou João.