Santiago diz que Republicanos foi sacrificado em 2022 e pleiteará mais espaços na majoritária como ‘compensação’

 O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) endossou, durante entrevista nesta sexta-feira (07), seu apoio às falas de seus correligionários Hugo Motta e Adriano Galdino, sobre a proposta de o Republicanos garantir duas vagas na chapa majoritária nas eleições de 2026. Segundo Santiago, o partido tem sido injustiçado e “sacrificado” desde a eleição de 2022 e, como compensação, busca assegurar um espaço maior nas eleições do próximo pleito.

“O partido foi sacrificado na eleição passada e nós não tivemos a representatividade que merecíamos. Agora, sim, queremos as duas vagas na chapa majoritária em 2026, como uma forma de compensação”, destacou Wilson Santiago.

O deputado também ressaltou que a maioria dos partidos políticos entenderá a necessidade dessa reconfiguração. “Demais partidos entenderão isso e o governador não encontrará dificuldade em montar a chapa visando a eleição de 2026”, afirmou. Para Santiago, o pleito de mais espaço para o Republicanos é uma questão de justiça política e uma forma de corrigir o desequilíbrio vivido na eleição anterior.

Quando questionado sobre as declarações do Partido Progressista (PP), que afirmou não ser viável a presença de dois Ribeiros na chapa, Santiago respondeu, com firmeza, que a situação é diferente. “Na eleição passada, o PP teve uma participação destacada, e o Republicanos não teve a mesma oportunidade. Portanto, a solicitação das duas vagas é mais do que justificada”, justificou.

Santiago acredita que o alinhamento entre os partidos deve ser moldado para atender a essas reivindicações, e vê a união como essencial para o sucesso do próximo pleito.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

REUNIÃO NA GRANJA: Marcado por momentos de discussão, encontro termina com sentimento de unidade no Governo

 O governador João Azevêdo e lideranças do PSB, Progressistas e Republicanos se reúnem neste sábado (8) para alinhar discursos sobre 2026. O encontro acontece na Granja Santana, residência oficial do governador.

Devem participar da reunião, além de João Azevêdo, o vice-governador, Lucas Ribeiro (Progressistas); a senadora Daniella Ribeiro (PSD); os deputados federais Hugo Motta (Republicanos); Aguinaldo Ribeiro (Progressistas); o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e o vice-prefeito da Capital, Leo Bezerra (PSB).

Também esteve presente ao encontro o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos).

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

Bruno Cunha Lima exonera secretário que chamou Lula de “canalha” e nomeia ex- secretário de João Pessoa

 O prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) nomeou Dorgival Vilar, ex-secretário da Prefeitura de João Pessoa, para a secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande. A decisão foi publicada no Semanário Oficial desta sexta-feira (7).

Dorgival Vilar foi anunciado para o cargo logo após o agora ex-secretário, deputado licenciado Sargento Neto (PL), publicar um vídeo nas redes sociais chamando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “canalha”. Aliado do governo federal e do prefeito Bruno, o senador Veneziano Vital (MDB) criticou a postura do parlamentar.

Em 2022, o prefeito Cícero Lucena nomeou Dorgival Vilar para a secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa. O gestor público foi anunciado após o deputado Felipe Leitão sair da pastar para retornar à Assembleia Legislativa da Paraíba.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

Hugo Motta afirma que Adriano Galdino contemplaria Republicanos na chapa de 2026

  O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), declarou nesta sexta-feira (7/2) que a indicação do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), para compor a chapa governista nas eleições de 2026 contemplaria o partido.

“Com certeza [Adriano contemplaria o Republicanos]. Deixe-me explicar qual é a relação que temos dentro do partido. Primeiro, fazemos política com compromisso e com verdade. O presidente Adriano sabe que está em um partido onde ele pode dormir tranquilo, pois será respeitado pelo tamanho que tem. Não há da nossa parte qualquer comportamento que ateste o contrário”, afirmou Motta, destacando também que o Republicanos pode pleitear até duas vagas na majoritária.
 
Motta enfatizou a importância do diálogo com os demais partidos da base do governador João Azevedo (PSB) para a construção de uma chapa unificada. Ele ressaltou que uma reunião deverá ser realizada em breve para discutir os rumos da chapa e as articulações entre as legendas.
 
“A segunda coisa é que também precisamos ouvir os demais partidos. Cada partido tem suas ambições. Não queremos impor de cima para baixo apenas o que pensamos. Não estou dizendo aqui que tem que ser do jeito que eu quero, ou do jeito que Adriano quer. Por quê? Porque, para ganhar a eleição de governador, você precisa agregar, somar. E é isso que o partido tem procurado fazer”, concluiu o presidente da Câmara.
 
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
 

VEJA VÍDEO - Impeachment, anistia e ficha limpa. A pauta do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta na Paraíba

 Na primeira visita à Paraíba após a posse como presidente da Câmara Federal, o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) mandou recado aos “extremos”.

Descartou os pedidos de impeachment do presidente Lula. “Respaldado pelo povo”. Também afastou a tese de tentativa de golpe em referência aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, apesar de criticou altas penas atribuídas pelo Supremo Tribunal Federal a condenados.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

João Azevêdo aconselha aliados a conter a ansiedade sobre sucessão estadual: “Só em 2026”

 O governador João Azevêdo (PSB) comentou sobre a ansiedade dos aliados que integram a base governista e pediu que eles acalmem os ânimos a respeito do debate da sucessão estadual. As declarações foram feitas, nesta quarta-feira (5), durante entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, na agenda do Consórcio do Nordeste em Brasília.

“As pessoas estão numa ansiedade muito grande como se a eleição fosse esse ano. As eleições serão em 2026. Já tivemos várias reuniões, conversamos muito e vamos continuar conversando esse ano inteiro, para que em 2026 a gente possa ter um posicionamento de uma forma, eu diria, harmônica dentro do nosso grupo que dá sustentação ao governo”, explicou o governador. 

Na ocasião o Chefe do Executivo Estadual rechaçou “imposições” de lideranças para composição da chapa majoritária em 2026.

“Nós estamos lidando com a tranquilidade e a clareza que o processo exige, dialogando com cada partido da base, conversando com todos os protagonistas desse processo, para que a gente chegue em 2026 de uma forma tranquila e segura para apresentar uma chapa que possa dar continuidade a essas conquistas que a Paraíba teve, sem que isso seja imposição de quem quer quer seja. Não é assim que funciona. Eu acho que 2026 será tratado a partir de 2026”, afirmou. 

Azevêdo ressaltou ainda que com essa construção durante o ano de 2025 será possível avaliar como será a participação de cada legenda na composição da chapa majoritária.

“Não sei se todos os pleitos e as vontades e desejos pessoais, todos os projetos pessoais, eu não tenho certeza se serão contemplados. Mas, vamos, buscar a unidade de todo o grupo. Fazer com que todo mundo tenha sim parte da construção desse processo, que a gente continue com a Paraíba avançando”, concluiu.

Como divulgado pelo portal Fonte83, para 2026 a vaga de Governador da Paraíba vem sendo concorrida por diversas frentes políticas. Aliados e opositores do governador João Azevêdo (PSB), já colocaram os nomes à disposição para corrida eleitoral como possíveis candidatos ao Governo da Paraíba.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80. 

ELEIÇÕES 2026 - Suplente Ricardo Barbosa vai disputar a Câmara Federal, mas pelo Republicanos

 Suplente de deputado federal pelo PSB, o presidente da Companhia das Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, vai tentar a vaga na Câmara dos Deputados, mas pelo Republicanos.

Em entrevista ao programa Ô Paraíba Boa (100.5 FM Líder), Ricardo Barbosa disse já ter comunicado a decisão ao governador João Azevêdo, que assume o comando do PSB na Paraíba em abril próximo.

“Já comuniquei ao governador minha decisão de ser candidato a deputado federal pelo Republicanos. Estou em tratativas praticamente consolidadas. Claro que decisões podem ser ajustadas aqui e acolá, mas essa é a minha intenção”, explicou.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80. 

Deputado Adriano Galdino quer duas vagas na chapa do governo para o Republicanos: ‘Nada mais justo’

 Durante a abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa da Paraíba nesta terça-feira (4), o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Adriano Galdino, disse que o Republicanos pode indicar dois nomes na chapa majoritária que vai disputar o governo do estado em 2026.

“O Republicanos tem a maior bancada estadual e a maior bancada federal. O partido tem 50 prefeitos na legenda e tem mais de 30 que estão em outras legendas e que segue nossa orientação. O Republicanos tem um presidente da Câmara Federal, tem um presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, então nada mais normal, nada mais justo essa questão de ‘justiça eleitoral’.” defendeu.

Ao Correio Debate da 98FM, Galdino também afirmou que um dos nomes pode ser o dele, depois de reuniões com a cúpula do partido na capital federal.

“Sou candidato agora muito mais fortalecido e, após a visita à Brasília, eu fui incentivado a manter a nossa pré-candidatura pelo presidente Hugo, pelo presidente do meu partido Marcos Pereira, então foi uma conversa muito proveitosa.” disse o parlamentar.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80. 

Hugo Motta defende debate sobre possibilidade de parlamentarismo no Brasil

 O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (RepublicanosPB), defendeu que o Congresso Nacional promova debates sobre a possibilidade de adotar o parlamentarismo no Brasil. A declaração foi dada, nesta terça-feira (4), durante entrevista à Globonews.

Motta ressaltou que o debate precisa ser conduzido com cautela, evitando uma reação contrária da população. “A discussão deve existir no Congresso, mas não para 2026. A discussão se faz necessário por um período, até para que a população entenda. Já temos esse modelo em vários países, na Europa. O Brasil não tem condições de discutir isso, a longo prazo”, pontuou.

O parlamentarismo é um sistema de governo em que o chefe de Estado — o presidente, no caso brasileiro — tem um papel mais simbólico, enquanto o chefe de governo, normalmente um primeiro-ministro, é escolhido pelo Parlamento e pode ser substituído caso perca a confiança dos parlamentares.

Ainda durante a entrevista, o presidente da Câmara dos Deputados comentou o projeto sobre mudança na Lei da Ficha Limpa para reduzir tempo de inelegibilidade de políticos. Uma frente paralela da oposição ao projeto da anistia decidiu apostar na articulação da alteração na lei para reduzir a punição de oito para dois anos.

“Essa ou qualquer outra matéria que chegue à presidência da Casa nós trataremos com muita transparência, previsibilidade e planejamento”, afirmou.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80. 

~