Toda moeda tem dois lados...

 A vida é feita de escolhas. Muitas vezes entre o bem e o mau, porém nunca esqueçamos que a moeda tem dois lados e nunca jogada o ar cai em pé.  Por que digo isso, muitas das vezes em nossas vidas têm que usar o bom censo e ouvir os dois lados.

Nunca fui daqueles que ao ouvir uma informação, história ou acontecimento e sair passando para as pessoas sem checar o outro lado. É como conhecer uma pessoa e de cara fazer juízo de valor, nem sempre é o que veio no pensamento.

Algumas vezes muita gente é assim, age por impulso, sem avaliar, sem ter provas de algo, e toma decisões e até atitudes totalmente equivocadas. Quantas famílias destruídas, amizades encerradas e situações desagradáveis acontecem por falta de prudência.

Como você é com essa situação? Como age quando chega até você uma informação, uma noticia que te afeta, que te denigre, como falarem que alguém disse que você fez ou falou algo? Você é daqueles que já vai tomar satisfação, que permite o coração sangrar e ficar magoado? Não seja assim!

Jesus, quando falava aos seus discípulos disse que se você souber de algo que é ruim, vá até aquela pessoa e certifique-se se é verdade, esse é um principio do cristianismo.

Não se permita formular opinião sobre alguém se baseando na informação de um lado só, sempre esteja pronto para ouvir o outro lado, para que assim possa tomar a decisão certa e assim a prudência, a sabedoria ser uma marca na sua vida. O impulso revela uma vida destemperada e totalmente desiquilibrada; os impulsivos sempre são pessoas que agem pelo erro.

As vezes pode chegar até você uma palavra fruto de uma interpretação, de algo que se viu ou ouviu parcialmente ou até algo construído com maldade para te incitar a fazer algo errado, e é nesse momento que você precisa ter muito cuidado com o que fala e com o que faz.

Aprenda ouvir o outro lado, constatar a verdade na sua essência, pois nunca pode se esquecer de que toda moeda tem dois lados. Escolha sempre o caminho da sensatez!

Em todos os momentos da vida nos deparamos com situações em que necessitamos tomar uma posição. Mas, muitos de nós não se lembrar que quase tudo tem dois lados.

 

Toda moeda tem dois lados (exceto a moeda do Harvey Dent/Duas Caras que tem a mesma face dois lados) e toda história tem pelo menos duas versões. Alguns dizem que são três: um lado, o lado oposto e a verdade.

 

O problema é que nem sempre a gente está disposto a ver o outro lado, querer saber a opinião do outro, saber ser imparcial ou saber reconhecer quem está certo, independentemente a qual lado você pertença. Devemos nos colocar no lugar do outro em todos os momentos e circunstâncias.

 

Antes de acusar, de tomar partido, procure ver o outro lado da questão. Antes de julgar, saiba todos os detalhes da história. Antes de xingar, se pergunte se você faria ou teria feito de forma diferente.

 

As pessoas tem o péssimo hábito de ouvir apenas um lado da história, em qualquer situação seja em casa, no trabalho, ou mesmo lendo alguma notícia em um site de fofoca. E julgam o outro como se fossem juízes.

 

Então antes de nos posicionarmos a favor de um dos lados, (que é uma tendência natural do ser humano), devemos ouvir os envolvidos, assim como funciona no meio jurídico, ouvir a acusação e a defesa, o acusado e o acusador.

 

E em alguns casos você poderá chegar a uma conclusão de que os dois lados podem estar certos ou errados! Cabe a nós sempre analisarmos e ouvirmos os dois lados para tirarmos conclusões e darmos razão para quem realmente a tem.

 

 

Quem sabe se nós fôssemos menos parciais, nós não teríamos tanta guerra, tanto desencontro, tanto mal entendido, tanta injustiça. 



“Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração..” (Provérbios 8:5)

 

Roberto Notícia

Jornalista