A Câmara de João Pessoa aprovou o Projeto de Lei do vereador Professor Gabriel que dispõe sobre a criação do “Dia do Médico Veterinário” no município de João Pessoa.
Na justificativa do vereador Professor Gabriel primeiramente é importante ressaltar que O Dia do Médico Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei no 23.133 , que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.
“Todavia, mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em medicina veterinária já existiam no Brasil desde 1910”. Explicou o vereador Professor Gabriel.
Esta data celebra a ação destes profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, sejam os de estimação (gatos e cães, por exemplo), de grande porte (bois, cavalos, ovelhas, dentre outros) ou os selvagens ou silvestres (como leões, hienas, elefantes, araras, preguiças, cobras, onças, etc.).
“Os médicos veterinários também ajudam a diminuir a propagação de zoonoses transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário também auxilia na preservação da saúde da população humana, além de atuar na vigilância sanitária, na fiscalização de produtos de origem animal para consumo”, disse o vereador Professor Gabriel.
Por estas razões, o vereador Professor Gabriel apresentou aos nobres pares, nos termos regimentais, o projeto de Lei que foi apreciado e aprovado em Plenário, requerendo e remessa ao Excelentíssimo Senhor Prefeito para sanção.
Com o decreto aprovado na Câmara de João Pessoa de autoria do vereador Professor Gabriel (PSD) fica instituído:
Art. 1º - Fica instituído e incluído no Calendário Oficial do Município de João Pessoa, o “Dia Municipal do Médico Veterinário”, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de setembro.
Art. 2º O “Dia Municipal do Médico Veterinário” passa a integrar o Calendário Oficial do município de João Pessoa.
Art. 3º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Roberto Notícia
Jornalista