No Dia Nacional do Jornalista 7 de abril, não temos muito a comemorar e sim a refletir o atual momento que passa a imprensa em todo Brasil e em especial na Paraíba.
É verdade que tem se multiplicado o número de veículos de Comunicação, digo, sites e blogs em todo estado da Paraíba e no Brasil, por que não dizer, no mundo.
Defendo que algo deve ser feito para definir uma Imprensa livre bem remunerada e mais democrática. Como fazer isso, já existe alguns critérios, seja ele pelo número de acesso, auditados por empresas credenciadas aos órgãos governamentais, principais clientes dos sites e blogs.
Outro ponto seria o tempo de existência destas empresas no mercado, CNPJ com nada consta, jornalista responsável e algo mais que defina regras claras e democráticas para que todos possam participar da fatia do “Bolo” das verbas públicas da comunicação.
É necessário também que a imprensa seja livre, mais democrática e bem remunerada, ou seja, como manda a celebre frase “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. Autor -William Randolph Hearst.
Sou de um tempo que as verbas publicitárias dos órgãos públicos sempre foram generosas com alguns veículos pelo seu poder e força na Paraíba. Não, em um tempo muito longe, talvez muito pouco mudasse. Prevalece ainda a força política ou o famoso quem indica.
O momento é de reflexão, regulamentação e melhor distribuição da publicidade para alcançar todos os veículos de mídia na Paraíba seja ela no Jornal, TV, Rádio e Web. O conceito é que seja feita uma publicidade com maior abrangência da sociedade.
Vale lembrar que no Art. 5º, Caput, CF–“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;”.
Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br
http://www.1001noticiasfm.com/ http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/
Roberto Noticia - Jornalista - DRT 4511/88