Hugo Motta defende debate sobre possibilidade de parlamentarismo no Brasil

 O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (RepublicanosPB), defendeu que o Congresso Nacional promova debates sobre a possibilidade de adotar o parlamentarismo no Brasil. A declaração foi dada, nesta terça-feira (4), durante entrevista à Globonews.

Motta ressaltou que o debate precisa ser conduzido com cautela, evitando uma reação contrária da população. “A discussão deve existir no Congresso, mas não para 2026. A discussão se faz necessário por um período, até para que a população entenda. Já temos esse modelo em vários países, na Europa. O Brasil não tem condições de discutir isso, a longo prazo”, pontuou.

O parlamentarismo é um sistema de governo em que o chefe de Estado — o presidente, no caso brasileiro — tem um papel mais simbólico, enquanto o chefe de governo, normalmente um primeiro-ministro, é escolhido pelo Parlamento e pode ser substituído caso perca a confiança dos parlamentares.

Ainda durante a entrevista, o presidente da Câmara dos Deputados comentou o projeto sobre mudança na Lei da Ficha Limpa para reduzir tempo de inelegibilidade de políticos. Uma frente paralela da oposição ao projeto da anistia decidiu apostar na articulação da alteração na lei para reduzir a punição de oito para dois anos.

“Essa ou qualquer outra matéria que chegue à presidência da Casa nós trataremos com muita transparência, previsibilidade e planejamento”, afirmou.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.