Pesquisas apontam ascensão de Efraim ao segundo lugar na disputa pelo governo enquanto Lucas Ribeiro segue estagnado

 As últimas pesquisas do Instituto DataRanking e do Instituto Anova reforçam um quadro que já preocupa aliados da base governista: a pré-candidatura de Lucas Ribeiro (PP) ao Governo da Paraíba segue estagnada, anêmica, sem crescimento relevante mesmo com todo o aparato institucional e de marketing à disposição. Enquanto isso, o senador Efraim Filho (União Brasil) já ocupa com folga o segundo lugar, consolidando-se como um dos principais nomes da disputa.

No levantamento DataRanking/Fonte83, Cícero Lucena (PP) lidera com 33,83%, seguido por Efraim (16,06%), Pedro Cunha Lima (PSD) com 15,09%, Lucas com apenas 8,95% e Adriano Galdino (Republicanos) com 7,09%. Já na pesquisa Anova, aplicada apenas em João Pessoa, o vice-governador amarga índices ainda menores, chegando a 3,7%.

O desempenho tímido de Lucas chama atenção porque ele conta, desde o início do ano, com uma equipe de marketing político contratada exclusivamente para impulsionar sua imagem, apesar da empresa não ter histórico de vitórias no estado. Além disso, lidera plenárias e percorre o interior do Estado em agendas oficiais, entregando obras e representando o governo, mas nada disso se converte em avanço nas pesquisas até o momento.

Internamente, o cenário é ainda mais delicado. Lideranças de peso do grupo governista, como os Lucena, os Leitão e os Galdino, resistem a fechar apoio a Lucas. Há, inclusive, pressão para que a escolha do sucessor seja baseada em critérios objetivos, diante da falta de competitividade do atual vice-governador.

Enquanto Efraim cresce e se consolida no segundo lugar, Lucas segue estacionado, acumulando apenas dois pontos de crescimento em meses e sendo superado por todos os principais adversários no ritmo de evolução. Se nada mudar, a “pré-candidatura anêmica” de Lucas Ribeiro pode se tornar insustentável.  Não apenas nas urnas, mas também dentro do próprio grupo que hoje, formalmente, o sustenta.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacao1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.