O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na terça-feira (19), no Palácio da Alvorada, três líderes do Republicanos para um almoço que integra a estratégia do governo de fortalecer a base de apoio no Congresso e abrir diálogo com partidos do Centrão de olho nas eleições de 2026.
Estiveram presentes ao encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos–PB), o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (Republicanos–SP), e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos–PE), deputado federal licenciado pelo partido. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também participau.
O gesto faz parte da série de conversas que Lula tem promovido com lideranças partidárias nas últimas semanas. Já passaram pelo Alvorada representantes do MDB, PSD, União Brasil e PSB. A ideia é ampliar a governabilidade e neutralizar movimentos de oposição em ano pré-eleitoral.
O Republicanos, no entanto, mantém um discurso de independência. O presidente da legenda, Marcos Pereira, já afirmou que o partido tende a apoiar uma candidatura de centro-direita em 2026. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, filiado ao Republicanos, é apontado como uma das principais apostas do grupo para enfrentar Lula na próxima disputa presidencial.
A reunião ocorreu também em clima de reaproximação entre Executivo e Legislativo, após atritos recentes sobre medidas econômicas, como a mudança no IOF. Na semana passada, Lula e Hugo Motta já haviam se encontrado, e o presidente da Câmara se comprometeu a priorizar projetos de interesse do Planalto, como o pacote de apoio a empresas afetadas por tarifas internacionais.
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacao1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.