EXCLUSIVO - Com os números apresentados pela pesquisa Ipec hoje é um alerta para os cordenadores da campanha do governador João Azevêdo. A pesquisa Ipec aponta uma disputa acirrada entre João e Pedro no próximo 30 de outubro, dia da eleição do segundo turno na Paraíba e no Brasil.
O momento atual mostra que não será uma eleição fácil como se vinha pensando, principalmente pelos níumeros da primeira pesquisa da BIG Data divulgafa na última segunda-feira quando João aparece com uma vantegem de 12 pontos percentuais na frente de Pedro.
O governador João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, lidera a disputa no segundo turno na Paraíba com 47% das intenções de votos totais. Pedro Cunha Lima (PSDB) vem logo atrás com 42% das intenções. Faltando 10 dias para o segundo turno, os números mostram uma disputa acirrada.
De acordo com Ipec, como a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, pode-se considerar que os candidatos encontram-se em situação de empate técnico, na sondagem estimulada.
Aqueles que declaram que têm intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 7% e outros 4% declaram-se indecisos. Para 83% dos paraibanos a decisão é definitiva. Ao passo que 16% ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição; somam 1% os que não respondem à pergunta.
Espontânea – Na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 11% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.
Já os que declararam espontaneamente que pretendem votar em branco ou nulo são 10%. Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora. Nesse cenário espontâneo, João obteve 40% das intenções de voto e Pedro 35%.
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/88
@1001noticias.com.br - @roberto1001noticias @jornalismo -@noticia - @robertonoticia
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente.