Lançada plataforma digital para monitorar casos de corrupção na Paraíba

 Deputados da bancada de oposição se reuniram, na quarta-feira (19), durante lançamento da plataforma digital ‘A Paraíba não Cala’, que consiste numa ação suprapartidária para monitorar os escândalos de corrupção no Governo do Estado. A iniciativa também prevê a apresentação de projetos em defesa da Paraíba, além do recebimento de denúncias e a cobrança de respostas às instituições.

De acordo com o líder da oposição, deputado Raniery Paulino (MDB), a ferramenta funcionará como um canal perene, mesmo no recesso da Assembleia, para que a sociedade possa interagir, não só fiscalizando os atos do executivo, como propondo soluções para os problemas que afligem o estado.

Raniery lembrou que alguns temas considerados importantes não foram discutidos como deveriam e acabaram virando verdadeiros tabus na Assembleia. “Não vamos resumir a ferramenta a um canal de denuncismo apenas, teremos um viés propositivo e fiscalizador”, explicou.

O vice-líder da oposição, deputado Eduardo Carneiro (PRTB), disse que a plataforma funcionará como uma verdadeira tribuna popular, onde as pessoas poderão apontar os problemas e reivindicar as soluções.

O parlamentar destacou a importância da participação popular, e lembrou que a plataforma possibilitará o contato direto com um deputado em específico ou com toda a bancada. “Quem acessar o site poderá interagir conosco através de diversos canais para fazer suas reivindicações”, destacou.

Compõem a bancada de oposição os deputados Raniery Paulino, Eduardo Carneiro, João Henrique, Moacir Rodrigues, Doutora Paula, Anderson Monteiro, Camila Toscano, Galego de Souza, Wallber Virgolino, Cabo Gilberto e Tovar Correia Lima.

 

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

                           

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Da Redação com Roberto Noticia  

 

Protagonismo de Adriano Galdino à frente do Legislativo é destaque na imprensa paraibana

 A condução e o protagonismo do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, repercutiu nesta quarta-feira (19) na imprensa paraibana. Com uma produção recorde de matérias neste primeiro semestre, três vezes maior que o mesmo período do ano passado, e a capacidade de dialogar com a oposição e os Poderes Executivo e Judiciário, Galdino colocou a ALPB em um novo tempo e ainda adotou medidas de sustentabilidade e economia para otimizar ainda mais a contribuição da Casa de Epitácio Pessoa com o povo da Paraíba.

O jornalista Heron Cid destacou em seu blog online o almoço que o presidente da ALPB teve logo após a longa sessão que culminou com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Adriano Galdino mostrou que o exercício da liderança passa necessariamente pela capacidade de articulação e de diálogo com os demais pares e estruturas conexas do Estado, não no sentido restrito da palavra, mas na amplitude de sua dimensão institucional. Após esforço concentrado para limpar a pauta e entrar em recesso, Adriano reuniu em torno de si parlamentares de oposição e situação num singelo, porém simbólico almoço de confraternização, para celebrar um ambiente de harmonia que transpôs os próprios limites da casa que dirige”, destacou.

Já o jornalista Ivandro Oliveria, do site Tá na Área, ressalta que “liderar é sempre uma tarefa complexa, por envolver um conjunto de habilidades, especialmente a condição de unir interesses em torno de objetivos e ideais em comum, o campinense, que iniciou sua trajetória política em Pocinhos e que ganhou a Paraíba pela simplicidade de gestos e autenticidade de atos, tem todo o direito de comemorar os primeiros feitos de uma gestão marcada pela conciliação de anseios políticos e sociais.

E prossegue: “Ao término da primeira etapa de uma missão que só termina em 2022, o presidente Adriano Galdino sabe que o clima de total harmonia construído até aqui exigiu muito trabalho e participação, não dos seus pares, que comemoram os resultados da produção legislativa no primeiro semestre, mas, sobretudo, do governador João Azevêdo (PSB), muito mais afeito ao diálogo que o seu antecessor, o ex-governador Ricardo Coutinho, ambos do PSB. Neste sentido, registre-se a articulação de Galdino junto ao chefe do executivo estadual na construção do consenso necessário e que culminou com o reajuste acima de 7% aos poderes”.

A colunista do jornal Correio da Paraíba, Lena Guimarães, destacou no jornal de hoje a alta produtividade destes primeiros meses de legislatura. “Houve aumento de 361% na produção com relação ao primeiro semestre do ano passado”, resumiu, citando ainda o caráter conciliador com que a LDO foi aprovada.

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.                

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Da Redação com Roberto Noticia  

João Pessoa registra maior volume de chuvas dos últimos 30 anos e PMJP garante assistência às famílias atingidas

 O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, realizou uma reunião na manhã deste domingo (16), com a equipe de secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para avaliar o trabalho de monitoramento das fortes chuvas que caem na cidade desde a última quinta-feira (13).

Até o momento, a Defesa Civil já registra 460 mm de chuvas, o maior volume dos últimos 30 anos e o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu novo alerta para este domingo de ‘risco alto’ de chuvas A equipe operacional da Prefeitura segue de prontidão, atenta às áreas de risco e acompanhando as famílias desabrigadas e desalojadas.

 

Luciano Cartaxo alertou a população para que evite as áreas de risco da Capital e as encostas de barreiras, já que com a sequência das chuvas, a terra está encharcada, podendo causar deslizamentos. “Nossa equipe da Defesa Civil está em alerta desde que recebemos os primeiros comunicados do Cemaden sobre o risco alto de temporais. Queremos pedir a toda a população que evite as áreas de risco.

João Pessoa é uma cidade antiga e um volume de chuvas como este de agora pode causar eventuais problemas, mas estamos trabalhando para amenizar todos esses transtornos. Nossa equipe continua de plantão atendendo o chamado sempre que for necessário, pois nós estamos cuidando da infraestrutura urbana, da mobilidade, mas, principalmente, das pessoas”, disse.


Desde a quinta-feira, 64 famílias estão desabrigadas ou desalojadas, sendo assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Elas estão sendo abrigadas em espaços públicos da Prefeitura, entre eles escolas designadas pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) ou associações de bairros, recebendo colchões, cobertores e alimentação fornecida pela PMJP. Duas cozinhas comunitárias estão à disposição destas pessoas e a própria comunidade também se colocou a disposição para contribuir com doações de roupas e agasalhos, entre outros.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, destaca que o órgão tem um telefone de plantão (0800 285 9020) e segue com o trabalho preventivo, de monitoramento e manutenção, em parceria com outras secretarias.

“É importante também que a população que sair de suas casas evite andar próximo a muros em risco, ficar embaixo de árvores, por causa do risco de raios, quedas de linhas de alta tensão e os veículos dirigirem em baixa velocidade, com faróis acesos e evitar os empoçamentos de água que se formam nas vias”, disse.

Tocador de vídeo
 
00:00
 
00:57

CMJP aprova projeto do vereador Professor Gabriel que cria o “Dia do Médico Veterinário” em João Pessoa

A Câmara de João Pessoa aprovou o Projeto de Lei do vereador Professor Gabriel que dispõe sobre a criação do “Dia do Médico Veterinário” no município de João Pessoa.

Na justificativa do vereador Professor Gabriel primeiramente é importante ressaltar que O Dia do Médico Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei no 23.133 , que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

“Todavia, mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em medicina veterinária já existiam no Brasil desde 1910”. Explicou o vereador Professor Gabriel.

Esta data celebra a ação destes profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, sejam os de estimação (gatos e cães, por exemplo), de grande porte (bois, cavalos, ovelhas, dentre outros) ou os selvagens ou silvestres (como leões, hienas, elefantes, araras, preguiças, cobras, onças, etc.).

“Os médicos veterinários também ajudam a diminuir a propagação de zoonoses transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário também auxilia na preservação da saúde da população humana, além de atuar na vigilância sanitária, na fiscalização de produtos de origem animal para consumo”, disse o vereador Professor Gabriel.

Por estas razões, o vereador Professor Gabriel apresentou aos nobres pares, nos termos regimentais, o projeto de Lei que foi apreciado e aprovado em Plenário, requerendo e remessa ao Excelentíssimo Senhor Prefeito para sanção.

Com o decreto aprovado na Câmara de João Pessoa de autoria do vereador Professor Gabriel (PSD) fica instituído:

Art. 1º - Fica instituído e incluído no Calendário Oficial do Município de João Pessoa, o “Dia Municipal do Médico Veterinário”, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de setembro.

Art. 2º O “Dia Municipal do Médico Veterinário” passa a integrar o Calendário Oficial do município de João Pessoa.

Art. 3º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Roberto Notícia

Jornalista

 

Vereador Professor Gabriel participa de encontro da Famup em Campina Grande para unificação das eleições

 O vereador Professor Gabriel esteve hoje em Campina Grande em companhia dos vereadores de João Pessoa a convite do presidente da Famup para acompanhar a discussão sobre a unificação das eleições, realizada pela Famup. “O assunto precisa ser bem discutido, para que todos possam compreende”, disse o vereador Professor Gabriel.

Durante o encontro, os prefeitos, vices e vereadores participaram de palestras sobre a unificação das eleições, destacando a economia e mostrando exemplos onde existem eleições unificadas. Também foi realizada uma Mesa Redonda sobre a PEC 56/2019.

De acordo com o vereador Professor Gabriel, a unificação dos mandatos político-partidários vai ao encontro do interesse público e apresenta, gerando economia de recursos públicos, na medida em que serão eliminados os gastos relativos aos processos eleitorais municipais realizados de forma isolada.

A proposta do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) destaca ainda que, para a unificação dos mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores com os mandatos de governadores, vice-governadores, deputados federais e deputados estaduais, é desnecessária a alteração do texto permanente da Constituição, bastando o acréscimo do dispositivo proposto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).

O vereador Professor Gabriel afirmou que  defende sempre o que for melhor para o país. “Sabemos que haverá uma economia muito grande com a unificação das eleições, e quem sai ganhando é a população do Brasil”, disse o vereador Professor Gabriel.

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

 

Da Redação com Roberto Noticia