Uma pesquisa do Instituto Patoense de Opinião (IPOP), divulgada nesta terça-feira (06) pela Rádio Morada do Sol no programa Participação Popular apresentado por Silvio Romero, apontou que o Deputado Federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2018 para o cargo de Governador da Paraíba.
O instituto é o mesmo que acertou para com a vitória de Dinaldinho Wanderley para a prefeitura em 2016.
Veja o resultado:
• Veneziano (PMDB): 20%
• Luciano Cartaxo (PSD) 13%
• Romero Rodrigues (PSDB): 12%
• Lígia Feliciano (PDT): 3%
• Não sabe: 52%
A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo e índice de confiança de 94%. O IPOP ouviu de forma estimulada 302 pessoas nos dias 4,5 e 6 de junho de 2017. A empresa IPOP tem como CNPJ 06.077.274/0001-65.
O plano amostral foi feito nos bairros da cidade de Patos:
• Plano Amostral - Zona Norte – Belo Horizonte, Jardim Lacerda, Jardim Queiróz, Juá Doce.
• Zona Sul – Jatobá, Monte Castelo, Mutirão.
• Zona Leste – São Sebastião, Vila Cavalcante, Vitória e Salgadinho.
• Zona Oeste – Conjunto Itatiunga, Geralda Medeiros, Vila Teimosa, Bivar, Maternidade e Morro.
• Zona Central – Santo Antônio, Centro
Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br -
http://www.1001noticiasfm.com/
http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Da Redação com Roberto Noticia e PB Agora
Hoje, publico a resposta do Assessor de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, jornalista Marcos Alfredo as críticas feitas pela cantora paraibana Elba Ramalho ao São João de Campina Grande. Leia e tire as suas conclusões.
A velha Elba que detonou a transposição está de volta
Para uma festa este ano predestinada a enfrentar eventuais polêmicas, a edição 2017 do Maior São João do Mundo coloca em sua coleção mais um "moído", que tem agora como protagonista a cantora paraibana Elba Ramalho. Em declarações à imprensa de Pernambuco, a artista faz críticas veladas ao fato de que a grade junina de Campina Grande contempla em larga escala os colegas sertanejos, não seguindo o exemplo de Barretos (SP), onde o rodeio e a Festa do Peão, segundo ela, é porta fechada para o forró.
Ao contrário do que ela disse em Caruarú, o São João de Campina Grande mantém em sua programação o irreverente Biliu de Campina (que se apresentou na abertura da festa, sexta-feira passada, e tem shows no palco principal do PP e na Locomotiva Forrozeira programados) e o forró pé-de-serra "come no centro", literalmente, no Parque do Povo, espalhado nos palhoções ou ilhas, para deleite dos turistas.
Calada, Elba é uma sábia respeitável. Se dependêssemos da boa vontade da longeva cantora, as águas da transposição do Rio São Francisco estariam a milhares de quilômetros do Açude Epitácio Pessoa, principal manancial que abastece Campina Grande e outros 18 municípios da região. De forma ardorosa, Elba se levantou contra a obra, alegando que isso poderia prejudicar o "Velho Chico", fazendo coro com artistas dos estados onde o problema da água sequer é uma ameaça. Sempre se soube: transposição e revitalização do rio secular não são mutuamente excludentes. Graças a Deus, a voz de Elba não foi decisiva para essa questão tão essencial para 12 milhões de nordestinos.
A sofreguidão midiática de Elba agora mira o Maior São João do Mundo, onde a artista de Conceição há mais de 30 anos tem um contrato cativo para o dia 23 de junho. Virou tradição. Bom para as finanças dela, principalmente porque se dá ao luxo de cobrar cachê exorbitante, aparentemente imune às críticas.
Essa questão de cachê, aliás, foi motivo, em 2015, para o exercício de censuras oportunistas de Elba. Ela opinou que o poder público, no Nordeste especialmente, bancava valores muito altos para os artistas. Não se tem conhecimento, até agora, de qualquer gesto da parte dela de, num raro ato de coerência, tenha reduzido o próprio cachê pago por Campina Grande.
Este ano, Elba não precisa ter esse peso, nunca demonstrado, na consciência. Os cachês no Parque do Povo são bancados com dinheiro privado de patrocínios exclusivamente. O novo modelo de Parceria Público Privada (PPP) assumido pela Prefeitura está permitindo, por exemplo, que da economia com a festa, a gestão municipal invista na construção de um moderno Hospital da Criança e do Adolescente. Um bom mote para Elba defender, por aí afora, tendo Campina Grande como fonte de inspiração. Mas ela jamais fará isso: é mais fácil conquistar as atenções e os holofotes jogando para a galera da classe artística, nem que para isso ela abra mão da coerência, do senso de justiça ou de querer impor ao público um padrão só de gosto musical.
Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/ http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Da Redação com Roberto Noticia e Marcos Alfredo
Alvo de polêmica por causa dos benefícios concedidos aos autores, a delação de Wesley e Joesley Batista (foto), do grupo JBS, descreve crimes praticados por eles que poderiam resultar em 2 mil anos de prisão para cada um, informa o jornal O Estado de São Paulo.
Os relatos entregues pela Procuradoria da República ao Supremo Tribunal Federal apontam 240 condutas criminosas.
Foram relacionados oito tipos de crime, incluindo 124 casos de corrupção e 96 de lavagem de dinheiro.
Os delatores, porém, não responderão por nenhum desses crimes porque receberam imunidade, além de perdão judicial caso fossem denunciados, ainda conforme o jornal.
Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/ http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Da Redação com Roberto Noticia
Se avexe não, Que amanhã pode acontecer tudo inclusive nada!
Publico neste espaço hoje a coluna do advogado Marcos Pires na Página Opinião do Jornal Correio da Paraiba deste domingo, 4
A história da corrupção
Inocentemente eu pensava que essa tal corrupção era coisa nova, inventada nos últimos governos. Fui pesquisar e descobri que na época de D. Pedro I já existia propina correndo solta na alfandega. Os embaixadores brasileiros comiam toco dos bancos ingleses sempre que contratavam empréstimos em nome do império. Já os militares, por sua vez, recheavam suas vastas algibeiras com comissões decorrentes até da compra de alfafa para a cavalaria.
Mas tudo isso era controlado, se é que se pode dizer dessa maneira. O monstro só começou a existir quando Juscelino inventou de construir Brasília em cinco anos. É que até aquela época as construtoras atuavam em seus respectivos Estados, e portando não tinham essa dimensão de hoje em dia.
Mas em Brasília os donos dessas construtoras começaram a trocar experiências e informações, de modo que quando os militares tomaram o poder, o setor da construção estava pronto para faturar muito.
Faturar MUITO MAIS do que hoje em dia. Só três obras, das tantas que foram construídas naquele período, já dão a dimensão do era o Brasil à época. Foram construídas a ponte Rio/ Niterói, a Transamazônica e a hidrelétrica de Itaipu, sempre com as mesmas construtoras em consórcios, principalmente a Camargo Correia, a Andrade Gutierrez e a Mendes Junior. Podem juntar 10 escândalos Petrobrás que não chega ao valor daquelas obras.
Mas era interessante o modo de operação. Jânio, por exemplo, sempre foi tido como um político folclórico. Mas nunca foi desmentido que apesar de ser rigorosíssimo com as empreiteiras depois que assinava os contratos, passava antes no “caixa” e recebia o seu. Teria deixado depósitos de 13 milhões de dólares em uma agencia do Citibank de Genebra e mais de 60 imóveis. Ademar de Barros ficou conhecido porque roubava mas fazia. A prova é que a nossa Dilma Rousseff participou de um assalto à casa da amante de Ademar de onde levaram mais de 2 milhões de dólares.
Aliás, é verdadeira a história de que naqueles anos de chumbo foi feita uma varredura numa embaixada brasileira e repatriados dois servidores, um homossexual e outro ladrão. No desembarque, pleno aeroporto do Galeão, um deles veio correndo em direção à dezena de jornalistas que cobriam o fato e gritou: “- Ei, pessoal, eu sou o ladrão!”.
Marcos Pires
Advogado
“Ainda estamos nos inteirando dos fatos, através da Procuradoria do Município, para termos uma melhor avaliação. Mas, conforme a nota da Polícia Federal, a ação desta manhã (sexta, dia 2), se restringiu apenas à empresa e seu proprietário. Portanto, a Prefeitura não é alvo.” Foi o que informou o secretário Josival Pereira (Comunicação, João Pessoa), sobre a deflagração da Operação Irerês.
A Operação se constituiu no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na empresa responsável pelas obras da Lagoa (Parque Solon de Lucena), e também na residência de seu proprietário. Segundo laudo técnico da Polícia Federal, teria ocorrido o desvio de aproximadamente R$ 6,4 milhões, na realização das obras, conforme nota distribuída pela PF.
Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/ http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Da Redação com Roberto Noticia
A população de Pombal está revoltada por conta da suspensão das aulas na Escola Estadual João da Mata, que funciona instalada dentro da Escola Municipal Professor Newton Seixas. As aulas foram interrompidas por causa do corte do fornecimento de energia, ocasionada pela falta de pagamento por parte da Secretaria de Educação do Estado.
Líder da oposição na Assembleia, o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) anunciou ontem (30) que já tem as 12 assinaturas para instalar a CPI dos Codificados, proposta para investigar pagamento de salário a mais de 8 mil pessoas pelo Governo do Estado sem que saiba quanto cada um ganha e onde trabalha, se trabalha.
Em entrevista à rádio CBN João Pessoa nessa terça-feira, Tovar adiantou que com um terço dos deputados estaduais apoiando a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito o passo seguinte seria encaminhar o requerimento pedindo a instalação da CPI ao presidente da Assembleia, Gervásio Maia Filho (PSB), um dos principais aliados do governador Ricardo Coutinho na casa.
“Se o governo comprovar que nós estamos errados, eu serei o primeiro a subir à tribuna para pedir desculpas e defender que o Governo do Estado, de fato, tem razão”, prometeu Tovar, em resposta às críticas de deputados governistas que argumentam ser o atual governo o único que tratou a questão dos codificados com transparência, além de ter reduzido de 11 mil para pouco mais de 8 mil o número de pessoas que recebem do Estado sem qualquer vínculo formal de trabalho.
Governista reage
A movimentação de Tovar incomodou, por exemplo, a deputada Estela Bezerra (PSB), para quem a oposição está “utilizando uma informação violada para criar uma ação política na Assembleia” contra o Governo do Estado. Referia-se à divulgação, no final de semana retrasado, de uma lista de codificados de novembro de 2015, fornecida pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) ao Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado (Sindifisco-PB).
A lista causou questionamentos e dúvidas sobre sua autenticidade, porque muitas pessoas cujos nomes apareciam como codificados disseram que não recebiam um centavo do salário que lhes era atribuído ou recebiam apenas parte da quantia informada. Mas o próprio presidente do TCE-PB, André Carlos Pontes, disse em entrevista à imprensa local que a lista divulgada pelo Sindifisco era idônea, apenas não tinha sido auditada pelo Tribunal para depurar as informações nela contidas.
De todo modo, a deputada Estela Bezerra chama de “inconsequente e irresponsável” o esforço da oposição para investigar a situação dos codificados. Ela insiste que a tal lista é uma “informação violada” e, portanto, não deve ser usada como instrumento de disputa política, sob pena de descredibilizar ainda mais a Assembleia e seus membros.
Além disso, lembra Estela, “foi o governador Ricardo Coutinho quem denunciou o caso dos codificados, ainda em 2011 e não permitiu o crescimento dessa modalidade de serviço. Agora é preciso haver um plano para reconhecer e regularizar esses servidores”, propôs.
Folha ‘superfaturada’
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, o Estado paga atualmente a 8.012 codificados. De acordo com a secretária Cláudia Veras, a lista publicada pelo Sindifisco apresentou a folha da ‘categoria’ com um ‘superfaturamento’ de 52%, pois na época (novembro de 2015) o valor pago a esses supostos servidores era de R$ 15,6 milhões por mês, e não os R$ 22,5 milhões informados pela entidade sindical.
Levantamento realizado por este blog, com base em informação publicada pelo TCE-PB, mostrou que nos últimos dois anos o Estado gastou quase R$ 400 milhões com o pagamento de codificados. A folha desse pessoal tirou dos cofres públicos uma média de R$ 15,6 milhões em 2015 e R$ 16,7 milhões em 2016.
Por sua vez, o conselheiro de contas Nominando Diniz disse em entrevista à TV Cabo Branco, de João Pessoa, que este ano a média da despesa com codificados subiu para R$ 18,7 milhões e o número desses pretensos funcionários caiu para menos de 8 mil.
Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/ http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Da Redação com Roberto Noticia e Rubens Nóbrega
Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/ http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Da Redação com Roberto Noticia e Helder moura