A história da corrupção

Publico neste espaço hoje a coluna do advogado Marcos Pires na Página Opinião do Jornal Correio da Paraiba deste domingo, 4

A história da corrupção

Inocentemente eu pensava que essa tal corrupção era coisa nova, inventada nos últimos governos. Fui pesquisar e descobri que na época de D. Pedro I já existia propina correndo solta na alfandega. Os embaixadores brasileiros comiam toco dos bancos ingleses sempre que contratavam empréstimos em nome do império. Já os militares, por sua vez, recheavam suas vastas algibeiras com comissões decorrentes até da compra de alfafa para a cavalaria.

Mas tudo isso era controlado, se é que se pode dizer dessa maneira. O monstro só começou a existir quando Juscelino inventou de construir Brasília em cinco anos. É que até aquela época as construtoras atuavam em seus respectivos Estados, e portando não tinham essa dimensão de hoje em dia.

Mas em Brasília os donos dessas construtoras começaram a trocar experiências e informações, de modo que quando os militares tomaram o poder, o setor da construção estava pronto para faturar muito.

Faturar MUITO MAIS do que hoje em dia. Só três obras, das tantas que foram construídas naquele período, já dão a dimensão do era o Brasil à época. Foram construídas a ponte Rio/ Niterói, a Transamazônica e a hidrelétrica de Itaipu, sempre com as mesmas construtoras em consórcios, principalmente a Camargo Correia, a Andrade Gutierrez e a Mendes Junior. Podem juntar 10 escândalos Petrobrás que não chega ao valor daquelas obras.

Mas era interessante o modo de operação. Jânio, por exemplo, sempre foi tido como um político folclórico. Mas nunca foi desmentido que apesar de ser rigorosíssimo com as empreiteiras depois que assinava os contratos, passava antes no “caixa” e recebia o seu. Teria deixado depósitos de 13 milhões de dólares em uma agencia do Citibank de Genebra e mais de 60 imóveis. Ademar de Barros ficou conhecido porque roubava mas fazia. A prova é que a nossa Dilma Rousseff participou de um assalto à casa da amante de Ademar de onde levaram mais de 2 milhões de dólares.

Aliás, é verdadeira a história de que naqueles anos de chumbo foi feita uma varredura numa embaixada brasileira e repatriados dois servidores, um homossexual e outro ladrão. No desembarque, pleno aeroporto do Galeão, um deles veio correndo em direção à dezena de jornalistas que cobriam o fato e gritou: “- Ei, pessoal, eu sou o ladrão!”.

 

 

Marcos Pires

Advogado



 

Hoje, 26 de maio é mais um dia de muita felicidade pelo casamento de meu filho Kaio Roberto e Priscilla Freire

Hoje, 26 de maio é mais um dia de muita felicidade pelo casamento de meu filho Kayo Roberto e Priscilla Freire




"Se o Senhor não edificar a família, em vão trabalham os que a edificam." Salmo 127.1

 

 

O mês de maio tradicionalmente é chamado de o mês das noivas, mês da família, mês das mães, enfim é tempo de nos lembrarmos da família e da mulher.




E quando pensamos em família nos lembramos que a família é sonho, é projeto de Deus. Na Bíblia, no livro de Gênesis, nos primeiros capítulos, temos a narrativa da criação e nela está o sonho de Deus.




Deus cria o ser humano, o coloca em seu jardim recém-criado, lindo, arrumado e diz que eles, tantos os homens quanto as mulheres, deveriam cuidar daquele jardim. Os convoca para administrar a sua obra criada.




Em outras palavras podemos dizer que Deus convida os seres humanos para continuar a sua obra agora dando nomes, cuidando, zelando, ou seja aquela era a casa deles,que deveria ser cuidada com muito amor e carinho.




Deus foi mais além e disse que os seres humanos deveriam se multiplicar e encher a terra. Ah! Que sonho lindo!

O ser humano foi criado para viver junto com outros seres humanos, e não separados. Deus sonhou seus filhos e filhas, vivendo em harmonia num lindo lugar e juntos, em FAMÍLIA.




O mês de maio: mês do lar, mês da família não poderia ser mais significante para mim. Neste mês nasceu Kayo Roberto Lins Gomes, que hoje se casa com Priscilla Freire. Mais uma data marcante em minha vida, onde terei o prazer de vê Meu filho Kayo Roberto celebrando a sua união com uma pessoa que passei a gostar a admirar quando lhe vi pela primeira vez. Por que o seu brilho não está nos olhos e sim em sua alma.




Desejar votos de felicidades e redundância, por que vejo isso, desde muito tempo. Hoje, quero apenas que Deus abençoe o casal e possam viver felizes em harmonia, sem perder a essência da humildade que é peculiar a eles.




Deus mudou o teu caminho até juntares com o meu e guardou atua vida separando para mim. "Para onde fores, irei; onde tu repousares, repousarei. Teu Deus será o m,eu Deus. Teu caminho o meu será" Rute (1:16-17).




Hoje, dia 26 de maio de 2017 acontece a cerimônia de casamento de Kayo Roberto e Priscilla Freire na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Rua Vigário Odilon, 75, Centro, Areia, Paraíba. Após a cerimônia os noivos recepcionarão os convidados no Hotel Fazenda Triunfo na cidade de Areia.




Que Deus Abençoe o casal Kayo e Priscilla para sempre.




 

Roberto Notícia

Conversa entre Temer e Joesley só evidencia um criminoso: Joesley

 Ainda volto ao assunto. A transcrição está em toda parte. A conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista evidencia que um só está falando de crimes: Joesley. E tenta enrolar Temer.

BATISTA: Eu vou falar assim… Dentro do possível eu fiz o máximo que deu ali, zerei tudo, o que tinha de uma pendência daqui pra ali, zerou, tal, tal. E ele [Cunha] foi firme em cima, ele já tava lá [na cadeia], veio, cobrou, tá, tá, tal, eu acelerei o passo e tirei da frente. O outro menino, o companheiro dele que tá aqui, né… O Geddel sempre tava…

TEMER: [inaudível]

BATISTA: Isso, isso. O Geddel é que andava sempre ali, também, com esse negócio, eu perdi o contato, ele virou investigado e agora eu não posso também encontrar ele.

TEMER: É, cuidado, tá complicado. [Inaudível] não parecer obstrução à Justiça. [inaudível]

BATISTA: Isso. Isso. Esse negócio dos vazamentos, o telefone lá do [inaudível] com Geddel, volta e meia citava uma coisa meio tangenciando a nós, a não sei o quê. Eu tô lá me defendendo. Como é que eu… O que que eu mais ou menos dei conta de fazer até agora. Eu tô de bem com o Eduardo, ok?

TEMER: Tem que manter isso, viu? [inaudível]

BATISTA: [falando mais baixo] Todo mês…

TEMER: [inaudível]

BATISTA: Também. Eu tô segurando as pontas, tô indo. Meus processos, eu tô meio enrolado aqui, né [Brasília]. No processo, assim…

TEMER: [inaudível]

BATISTA: Isso, isso, é, é investigado. Não tenho ainda a denúncia [contra ele]. Aqui eu dei conta de um lado, o juiz, dar uma segurada, do outro lado, o juiz substituto, que é um cara que fica…. [inaudível] Tô segurando os dois. Consegui um procurador dentro da força-tarefa, que tá, também tá me dando informação. E lá que eu tô para dar conta de trocar o procurador que tá atrás de mim. Ô, se eu der conta, tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é que dá uma esfriada até o outro chegar e tal. O lado ruim é que se vem um cara com raiva, com não sei o quê…

TEMER: [inaudível] ajudando.

BATISTA: Tá me ajudando tá bom, beleza. Agora, o principal… O que tá me investigando. Eu consegui colar um [procurador] no grupo. Agora eu tô tentando trocar…

TEMER: O que tá… [inaudível].

BATISTA: Isso! Tamo nessa aí. Então tá meio assim, ele saiu de férias, até essa semana eu fiquei preocupado porque até saiu um burburinho de que iam trocar ele, não sei o quê, fico com medo. Eu tô só contando essa história para dizer que estou me defendendo aí, to me segurando. Os dois lá estão mantendo, tudo bem.

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

Da Redação com Roberto Noticia e Reinaldo Azevedo 

O alvo final é Lula

 

Aqueles que estão soltando foguetes que nos desculpem, mas não nos colocamos entre os que comemoram, efusivamente, as últimas notícias. 


Moralmente e por uma questão de princípios em defesa da democracia, quem está contra os casuísmos e arbitrariedades jurídico-investigativas da Operação Lava Jato no caso de Lula, tem que se manter contra esse tipo de coisa também quando o atingido é o campo adversário.

Até mesmo porque parte, e faz parte da estratégia, de quem tem apenas um interesse: o seu próprio lado.

Não vemos como solução para o país um impeachment de Temer a ser conduzido pela figura nefasta da Janaína Paschoal, que já defende essa hipótese para aparecer nos jornais, nem a convocação de eleições indiretas para a Presidência da República para as quais a mídia já especula, significativamente, citando o nome de Sérgio Moro, se "magistrado poderá ser candidato".


Isso, em um processo a ser conduzido por um congresso majoritariamente golpista, em grande parte também investigado por uma operação cuja autoridade máxima é o próprio "chefe" da República de Curitiba.


A ideia de uma nova campanha pelas Diretas Já é correta, do ponto de vista da lógica democrática.


Mas se formos objetivos e pragmáticos, considerando a atual situação política, retira tempo precioso da oposição, que poderia ser utilizado, caso as eleições se fizessem normalmente em 2018, para que Lula se recuperasse e refizesse - aproveitando a crescente impopularidade do governo Temer e denunciando e esclarecendo as mentiras de que tem sido alvo - sua relação com a opinião pública e seu caminho para a Presidência da República.


Uma eleição agora, mesmo que direta, pode jogar o poder no colo de Jair Bolsonaro, apoiado pela sensação de caos institucional, pela condição de não estar sendo processado pela Lava Jato, e, caso chegue ao segundo turno, como as pesquisas indicam, por uma aliança que abrangeria da extrema-direita a setores mais oportunistas do próprio PMDB e do PSDB, passando pelo "centro" fisiológico dos partidos nanicos conservadores, unida pelo objetivo comum de evitar, a qualquer custo, que o PT e sua "jararaca" voltem à Presidência da República.

 

Finalmente, a leitura mais correta é de que os principais alvos das mais recentes manobras da "justiça" não sejam nem Temer nem Aécio, por mais implacáveis que sejam, contra ele, os juízes e procuradores.


As acusações contra os dois foram forjadas - já que se tratam claramente de arapucas propositadamente montadas - como forma de abrir caminho, definitivamente, para a condenação de Lula.


A percepção da população de que a Justiça e o Ministério Público estavam sendo totalmente seletivos e parciais no trato dos gregos com relação aos troianos vinha crescendo a olhos vistos nas últimas semanas, e aumentava, na mesma proporção, a popularidade e as intenções de voto do ex-presidente da República, especialmente depois de seu depoimento em Curitiba e da absurda proibição de funcionamento do seu instituto.


Com as acusações contra Temer e Aécio, o anti-petismo entrega duas torres para capturar e eliminar o Rei que odeia e persegue, sem êxito, há tanto tempo.

A partir de agora, ninguém pode mais dizer que a Operação Lava Jato só atinge o PT, enquanto afaga seus adversários.


E Lula poderá então, ser condenado "exemplarmente" por Moro, aproveitando-se o caos político que tomará conta do país nas próximas semanas, sendo definitivamente impedido de voltar por via eleitoral ao Palácio do Planalto, tanto agora, em eventuais "Diretas Já", como em 2018.

 

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

Da Redação com Roberto Noticia e  

Ricardo Coutinho corta repasses da UEPB, entidades filantrópicas e até da FAP. Afinal, o que o governador tem contra Campina?

 O governador Ricardo Coutinho deve ter algum problema com Campina Grande, terra de sua vice, Lígia Feliciano. Há tempos, como se sabe, vem cortando os repasses da UEPB, o que levou os servidores a deflagrarem uma greve geral por tempo indeterminado, ante a ameaça de fechamento da Universidade. Mas, não apenas da UEPB.

Também de instituições como o São Vicente de Paula, a Casa de Apoio da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV, dentre outras, e, agora, mais grave: também a FAP (Fundação de Assistência da Paraíba), com um corte da ordem de 30%. Com isso, muitos pacientes portadores de câncer vão ficar desassistidos e sem medicamentos.

A FAP deveria receber R$ 840 mil, mas o governador determinou a redução para R$ 560 mil. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, isso é resultado da crise econômica. E, como sempre, o Governo transferiu a culpa para a Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

Da Redação com Roberto Noticia e Helder Moura